Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/26041
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBagolin, Izete Pengo
dc.contributor.authorSchardong, Fernando
dc.date.accessioned2024-05-24T12:05:48Z-
dc.date.available2024-05-24T12:05:48Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/26041-
dc.description.abstractA implantação de escolas de tempo integral tem sido uma das estratégias utilizadas pelos governos para combater os baixos níveis de aprendizagem observados pelos principais indicadores educacionais do país, como o IDEB. O governo do Estado do Rio Grande do Sul promoveu, em 2016, uma política de implementação de escolas de tempo integral no ensino fundamental com o objetivo de melhorar a aprendizagem dos alunos. Contudo, não há consenso na literatura sobre os impactos gerados pela extensão de horário na melhora da proficiência. Dessa forma, este trabalho buscou avaliar se esse programa teve impacto na aprendizagem dos alunos do 9º ano do ensino fundamental nos anos de 2017 e de 2019 em língua portuguesa e em matemática. Foram realizados, ainda, testes para o ano de 2015, anterior à implementação do programa, como forma de controle de aderência do modelo. Os dados da proficiência e das características observáveis dos alunos utilizados nos modelos foram extraídos dos microdados do SAEB e a construção do grupo controle foi feita com base nos critérios adotados para a elegibilidade das escolas ao programa estadual. O método utilizado neste trabalho foi o pareamento com escore de propensão. Os testes de médias apontaram que após o matching não houve diferença significativa entre as médias do grupo controle e do grupo tratamento entre as variáveis observáveis utilizadas. Os resultados obtidos nos testes realizados apontaram que não houve ganhos significativos de aprendizagem para língua portuguesa e para matemática nas avaliações do SAEB realizadas nos anos de 2017 e de 2019. Esses resultados sinalizam que o objetivo proposto pelo Estado do RS quando da concepção da Política pode não estar sendo atingido.Importante destacar, no entanto, que os ganhos dos alunos que estudam em escolas de tempo integral não se restringem à proficiência, mas também outros aspectos pessoais e familiares não avaliados neste trabalho.pt_BR
dc.description.abstractThe implementation of full-time schools has been one of the strategies used by governments to combat the low levels of learning observed by the country's main educational indicators, such as IDEB. In 2016, the government of the State of Rio Grande do Sul promoted a policy of implementing full-time schools in elementary education with the aim of improving student learning. However, there is no consensus in the literature about the impacts generated by extending working hours on improving proficiency. Therefore, this study aims to evaluate whether this program had an impact on the learning of 9th year elementary school students in 2017 and 2019 in Portuguese and mathematics. Tests were also carried out in 2015, prior to the implementation of the program, as a way of controlling the model's adherence. Data on the proficiency and observable characteristics of the students used in the models were extracted from SAEB microdata and the construction of the control group was based on the criteria adopted for the schools' eligibility for the state program. The method used in this work was propensity score matching. The means tests showed that after matching there was no significant difference between the means of the control group and the treatment group among the observable variables used. The results obtained from the tests carried out showed that there were no statistically significant learning gains for the Portuguese language and mathematics in the SAEB assessments carried out in 2017 and 2019. These results indicate that the objective proposed by the educational policy of the State of Rio Grande do Sul may not be achieved. It is important to highlight, however, that the benefits for students who study in full-time schools are not restricted to proficiency, but also involve other personal and family aspects not evaluated in this study.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectECONOMIA - RIO GRANDE DO SULpt_BR
dc.subjectAVALIAÇÃO DE DESEMPENHOpt_BR
dc.subjectENSINO FUNDAMENTAL - AVALIAÇÃOpt_BR
dc.subjectDESEMPENHO ESCOLARpt_BR
dc.subjectPOLÍTICA EDUCACIONALpt_BR
dc.subjectECONOMIApt_BR
dc.titleEfeito das escolas de tempo integral na proficiência dos alunos: o caso da rede estadual do RSpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Negóciospt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Economnia do Desenvolvimentopt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000508043-Texto+completo-0.pdfTexto completo882,82 kBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.