Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/26233
Tipo: Monografia
Título: Crianças pequenas são capazes : autonomia e apego seguro
Autor(es): Oliveira, Muryel Lima de
Orientador: De la Fare, Monica
Fecha de Publicación: 2021
Palabras clave: APEGO SEGURO
AUTONOMIA
EDUCAÇÃO EMOCIONAL
EDUCAÇÃO INFANTIL
BEBÊS
SELF-ATTACHMENT
AUTONOMY
EMOTIONAL EDUCATION
CHILD EDUCATION
BABIES
Resumen: Os questionamentos que movem este Trabalho de Conclusão de Curso são os voltados à criação e educação de bebês e crianças bem pequenas. O que uma criança precisa para desenvolver suas potencialidades desde o nascimento? Qual o papel da educação emocional e autônoma no desenvolvimento integral da criança? O objetivo da pesquisa foi compreender a relação entre o apego e a autonomia no desenvolvimento infantil de crianças de 0 a 3 anos a partir de um estudo teórico. O presente trabalho aborda as teorias do apego de John Bowlby, inteligência emocional e o livre brincar através da autonomia nas abordagens de Emmi Pikler e Loris Malaguzzi. A importância do apego seguro para o desenvolvimento integral da criança e como ele afeta os movimentos autônomos da criança. O trabalho aborda também a relevância da formação emocional dos educadores como frutos de um meio e de uma educação, além do respeito pelo tempo dos bebês e de crianças bem pequenas. Para a metodologia foi utilizada a pesquisa teórica, com revisão de literatura e análise qualitativa. Os principais autores escolhidos para compor o referencial teórico foram Paulo Fochi, Daniel Goleman, Françoise Dolto, Bernard Golse, Anna Tardos e Agnès Szanto-Feder. Foi concluído, por meio das pesquisas, que através de uma educação emocional, apego seguro e afeto, ocorre um melhor desenvolvimento integral, bem como uma vida adulta bem sucedida no campo profissional, afetivo e social, já que a criança torna-se um adulto resiliente, seguro de si e de suas potencialidades.
The questioning around this final dissertation are the ones towards nurture and education of infants and toddlers. What does a baby need to develop their potential since the first days after birth? Which roles does emotional and independent education play in the full development of a child? The objective of this research is to understand the relationship between attachment and autonomy in the raising of children between ages 0 and 3, starting from a theoretical study. This paper approaches the attachment theories of John Bowlby, emotional intelligence and the free play through autonomous behaviour from the approaches of Emmi Pikler and Loris Malaguzzi. The importance of safe attachment to the full development of babies and how it affects the independent movements of these children. This papers also approaches how relevant it is emotional education for guardians and tutors, as result of nurture and formal education, besides respect for infants' and toddlers' timing. Regarding methodology, this paper used theoretical research as main approach, focusing on literature review and qualitative analysis. Main authors chosen to compose the theoretical studies include Paulo Fochi, Daniel Goleman, Françoise Dolto, Bernard Golse, Anna Tardos and Agnès Szanto-Feder. Data from this research conclude that emotional education, safe attachment and caring, allow babies to fully develop much better, providing them a more successful adult life in professional, affective and social aspects, since the child becomes a self-assuring, resilient grown-up, who tends to know their own potential.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26233
Aparece en las colecciones:TCC Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2021_2_MURYEL_LIMA_DE_OLIVEIRA_TCC.pdfTexto completo598,26 kBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.