DC Field | Value | Language |
dc.contributor.advisor | Bonelli, Sônia Maria de Souza | - |
dc.contributor.author | Vieira, Jade Saibert | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-08T19:15:27Z | - |
dc.date.available | 2024-07-08T19:15:27Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10923/26235 | - |
dc.description.abstract | No presente trabalho visamos investigar a importância e a função do professor no processo de desenvolvimento da autonomia e libertação dos sujeitos em diferentes etapas da escolarização. A partir das experiências de três professoras de uma mesma rede de ensino de Porto Alegre, buscamos compreender, do ponto de vista das docentes, como o processo de autonomia do educando influencia na sua constituição como sujeito crítico. Além disso, buscamos compreender o conceito de autonomia na educação e definir o papel do docente nesse processo. Para realização da pesquisa foi elaborado um questionário com seis perguntas relacionadas ao tema, que foi encaminhado por e-mail para as três professoras, com o intuito de compreender o contexto educativo em que estão inseridas. A análise das respostas foi feita a partir de quadros comparativos, para que ficasse mais claro o contraste entre as questões apresentadas. Como suporte teórico, recorremos, entre outros autores, Paulo Freire (2019), a Maria Montessori (2017) e a pesquisas baseadas na metodologia de Reggio Emilia. Ao longo do trabalho percebemos como o docente influencia diretamente no desenvolvimento do olhar crítico de seus alunos, afetando sua constituição como sujeitos. Essa influência vai desde o início do período escolar até a fase adulta, o que pode ser percebido por meio das respostas das professoras tanto da EJA quanto da Educação Infantil. Também podemos perceber que diversos papéis podem ser atribuídos ao professor que visa desenvolver a autonomia do educando, de modo que mesmo que o docente não tenha clareza quanto ao seu papel, a busca pela libertação e pela emancipação dos sujeitos é uma exigência essencial ao fazer docente. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | PAPEL DOCENTE | pt_BR |
dc.subject | AUTONOMIA | pt_BR |
dc.subject | LIBERTAÇÃO | pt_BR |
dc.subject | EMANCIPAÇÃO | pt_BR |
dc.subject | SUJEITO CRÍTICO | pt_BR |
dc.title | O papel do professor no processo de autonomia e libertação dos sujeitos | pt_BR |
dc.type | Monografia | - |
dc.degree.grantor | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | - |
dc.degree.department | Escola de Humanidades | - |
dc.degree.local | Porto Alegre | - |
dc.degree.level | Graduação | - |
dc.degree.date | 2021/2 | - |
dc.degree.graduation | Pedagogia | - |
Appears in Collections: | TCC Pedagogia
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