Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento:
https://hdl.handle.net/10923/26369
Tipo: | Article |
Título: | Movimento, ritmo e expressão (MRE) como ferramenta de oficinas artísticas e culturais para crianças de uma comunidade da zona sul de Porto Alegre-RS |
Autor(es): | Silva, Julie Gabriele Silva da |
Orientador: | Brandt, Lúcio André |
Data de Publicação: | 2022 |
Palavras-chave: | CULTURA CORPORAL NA ESCOLA MOVIMENTO RITMO E EXPRESSÃO MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS E CULTURAIS |
Resumo: | O presente trabalho trata-se de uma Produção Artística desenvolvida em uma comunidade localizada na Zona Sul de Porto Alegre, tendo como público alvo estudantes do 5°ano de uma escola municipal. A pesquisa buscou identificar qual a percepção em crianças de 10 a 12 anos em relação a manifestações artísticas e culturais após uma intervenção prática que exploram o Movimento, o Ritmo e a Expressão? Tendo como principal objetivo analisar se ocorrem mudanças na percepção das mesmas, após duas semanas de oficinas práticas e uma manifestação artística e cultural, afim de sensibilizar os alunos sobre a importância do bem-estar-físico, mental e social. Como metodologia podemos destacar que é uma pesquisa quanti-qualitativa, realizada com 27 crianças de 10 a 12 anos. A proposta foi verificar a opinião delas em relação a atividades culturais e artísticas antes e após uma intervenção em forma de oficinas de dança, ginástica e capoeira. Entre os principais resultados estão melhorias no bem estar mental, físico e social e que mais de 90% dos alunos envolvidos demonstraram interesse em continuar participando de oficinas de MRE e também de manifestações artísticas e culturais. |
URI: | https://hdl.handle.net/10923/26369 |
Aparece nas Coleções: | TCC Educação Física
|
Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.