Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/26369
Type: Article
Title: Movimento, ritmo e expressão (MRE) como ferramenta de oficinas artísticas e culturais para crianças de uma comunidade da zona sul de Porto Alegre-RS
Author(s): Silva, Julie Gabriele Silva da
Advisor: Brandt, Lúcio André
Issue Date: 2022
Keywords: CULTURA CORPORAL NA ESCOLA
MOVIMENTO
RITMO E EXPRESSÃO MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS E CULTURAIS
Abstract: O presente trabalho trata-se de uma Produção Artística desenvolvida em uma comunidade localizada na Zona Sul de Porto Alegre, tendo como público alvo estudantes do 5°ano de uma escola municipal. A pesquisa buscou identificar qual a percepção em crianças de 10 a 12 anos em relação a manifestações artísticas e culturais após uma intervenção prática que exploram o Movimento, o Ritmo e a Expressão? Tendo como principal objetivo analisar se ocorrem mudanças na percepção das mesmas, após duas semanas de oficinas práticas e uma manifestação artística e cultural, afim de sensibilizar os alunos sobre a importância do bem-estar-físico, mental e social. Como metodologia podemos destacar que é uma pesquisa quanti-qualitativa, realizada com 27 crianças de 10 a 12 anos. A proposta foi verificar a opinião delas em relação a atividades culturais e artísticas antes e após uma intervenção em forma de oficinas de dança, ginástica e capoeira. Entre os principais resultados estão melhorias no bem estar mental, físico e social e que mais de 90% dos alunos envolvidos demonstraram interesse em continuar participando de oficinas de MRE e também de manifestações artísticas e culturais.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26369
Appears in Collections:TCC Educação Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022_2_JULIE_GABRIELE_SILVA_DA_SILVA_TCC.pdfTexto completo818,47 kBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.