Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/26407
Tipo: doctoralThesis
Título: Histórias do passado reveladas no presente: as entidades representativas e político-organizativas do serviço social no capitalismo dependente brasileiro
Autor(es): Corrêa, Laís Duarte
Orientador: Prates, Jane Cruz
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
Data de Publicação: 2024
Palavras-chave: SERVIÇO SOCIAL - ASPECTOS POLÍTICOS
CAPITALISMO - ASPECTOS SOCIAIS
CAPITALISMO - BRASIL
SERVIÇO SOCIAL
Resumo: Essa tese versa sobre a temática das entidades representativas do Serviço Social no capitalismo dependente brasileiro. O recorte temporal data da década de 1940, quando da gênese das primeiras entidades, até a atualidade, uma vez que se trata de uma análise destas entidades na sua relação intrínseca com a trajetória do Serviço Social na realidade brasileira. Buscamos, portanto, investigar como se constituem as entidades representativas do Serviço Social no capitalismo dependente brasileiro, enquanto dimensão constituinte dos Fundamentos do Serviço Social e um dos componentes que materializam os elementos do projeto ético-político profissional, a partir do resgate e análise da memória histórica das entidades, considerando sua relação com a questão social, formação e trabalho profissional. Para respondermos ao objetivo proposto, partimos da contribuição da Teoria de Marx e da sua complementação pela Teoria Marxista da Dependência. Consequentemente, o método adotado foi o Materialismo Histórico-Dialético e suas categorias nucleares: mediação, historicidade, totalidade e contradição. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, para a qual nos utilizamos de fontes bibliográficas e documentais oriundas da Revista Temporalis, eventos da área e revisão bibliográfica sobre os fundamentos do Serviço Social e sobre o capitalismo dependente. Essas fontes, compuseram os diferentes ângulos da técnica de triangulação de dados utilizadas na pesquisa. Quanto ao tratamento dos dados utilizamos a técnica de análise de conteúdo. .A síntese expositiva dos resultados da pesquisa nos permitiu aferir que as entidades representativas e político-organizativas do Serviço Social brasileiro são (re)construções histórico-políticas da profissão, que, inscritas no capitalismo dependente, expressam, ao longo de sua trajetória, características e interesses atrelados à dinâmica da luta de classes nesta particularidade, sob distintos projetos profissionais. Nesta dinâmica, imprimem direção e materialidade aos fundamentos do Serviço Social, cuja expressão se manifesta tanto na formação quanto no exercício profissional. Na atualidade, essas entidades compreendem: o conjunto CFESS/CRESS, a ABEPSS e a ENESSO, e, sua articulação, historicamente conquistada, tem sido um componente estratégico, tanto para a construção do projeto ético-político profissional, quanto para a sua manutenção, espraiamento e inteligibilidade entre a categoria profissional, de forma ampla e democrática. Essa articulação, entretanto, transcende a categoria, pois, as dificuldades que perpassam o trabalho e a formação profissional na particularidade do Serviço Social se inscrevem em uma tecitura que só pode ser superada na perspectiva da luta de classes.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26407
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000508529-Texto+completo-0.pdfTexto completo1,69 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.