Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/26410
Tipo: Monografia
Título: Ouroboros: a metaficção e suas repercussões para além do texto
Autor(es): Lucas, Bibiana de Borba
Orientador: Martins, Altair
Fecha de Publicación: 2021
Palabras clave: ESCRITA CRIATIVA
CONTOS
METAFICÇÃO
CREATIVE WRITING
SHORT STORIES
METAFICTION
Resumen: Este trabalho é o resultado final de um obstinado mergulho pelo campo da metaficção, que se deu tanto de maneira analítica, a fim de buscar na teoria algum entendimento sobre o tema, quanto de maneira prática, visando exercitar a criação literária a partir dos recursos textuais que caracterizam esta ficção dita autoconsciente. A primeira parte consiste em um artigo que se propôs a analisar as obras Continuidade dos Parques, conto de Julio Cortázar, e Funny Games, filme de Michael Haneke, sob tal ponto de vista: perquirindo sobre o que as caracteriza enquanto obras que criam vínculos com o leitor/espectador, o objetivo foi estabelecer uma relação de oposição entre ambas, já que o destinatário figura, de um lado, como vítima, e de outro, como algoz. Partindo do pensamento de autores como Patricia Waugh (2001), Linda Hutcheon (1980) e Gustavo Bernardo (2010), busquei demonstrar como tais narrativas se contrapõem também à ficção de tendência realista, exigindo participação ativa daqueles a quem se dirigem, e, como consequência, atenuando os limites existentes entre ficção e realidade. A segunda parte do trabalho é constituída de um livro de contos, nos quais busquei colocar em prática alguns artifícios metaficcionais a fim de criar narrativas com certo grau de autorreflexividade, assim como as obras analisadas no artigo que inaugura este TCC. Trata-se de dez histórias curtas, cujos enredos são costurados a partir de um ideal autoconsciente, visando estabelecer com o leitor uma relação aproximativa que ultrapasse o mero ato da leitura, a fim de, assim, suscitar questões sobre o envolvimento da realidade, até então externa ao texto, na construção dos sentidos que lhe são interiores.
This study is the outcome of an obstinate dive into the field of metafiction, which took place both analytically, in order to seek in theory some understanding of the theme, and in a practical way, aiming to exercise literary creation based on the textual resources that characterize this so-called self-conscious fiction. The first part consists of an article that aims to analyze the works Continuidade dos Parques, a short story by Julio Cortázar, and Funny Games, a film by Michael Haneke, investigating what characterizes them as artistic objects that create links with the reader/spectator, with the objective to establish an oppositional relationship between them, as the recipient is portrayed, in one of them, as a victim, and in the other one, as the executioner. Based on authors such as Patricia Waugh (2001), Linda Hutcheon (1980) and Gustavo Bernardo (2010), I sought to demonstrate how such narratives are also opposed to fiction with a realistic tendency, demanding active participation from those they are addressed to, and, as a consequence, blurring the existing boundaries between fiction and reality. The second part of the study consists of a short story collection, in which I tried to put into practice some metafictional artifices in order to create narratives with a certain degree of self-reflexivity, in the same way as the works analyzed in the opening article of this study. These are ten short stories, whose plots are sewn from a self-conscious ideal, aiming to establish with the reader a proximate relationship that goes beyond the mere act of reading, in order to, thus, raise questions about the involvement of reality, until then external to the text, in the construction of meanings that are internal to it.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26410
Aparece en las colecciones:TCC Escrita Criativa

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2021_1_BIBIANA_DE_BORBA_LUCAS_TCC.pdfTexto completo632,38 kBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.