Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/26495
Tipo: Monografia
Título: Novas dinâmicas nas estratégias de comunicação nas mídias sociais do grêmio foot-ball Porto Alegrense em tempo de pandemia e estádios vazios
Autor(es): Vitória, Paula Caroline do Nascimento
Orientador: Silva, Diego Wander da
Fecha de Publicación: 2021
Palabras clave: MARKETING ESPORTIVO
ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO
PANDEMIA
GRÊMIO FOOT-BALL PORTO ALEGRENSE
MÍDIAS SOCIAIS
SPORTS MARKETING
COMMUNICATION STRATEGIES
PANDEMIC
SOCIAL MEDIA
Resumen: O presente trabalho envolve reflexões sobre novas dinâmicas nas estratégias de comunicação do clube de futebol Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense (GFBPA) neste momento de pandemia de Covid-19. Temos como objetivos: discutir sobre relações públicas, mídias sociais e marketing esportivo, sobretudo acerca das nuances que envolvem o contexto do futebol; compreender os impactos da pandemia de Covid-19 em perspectiva macro ambiental e, também, no contexto do clube de futebol Grêmio Foot-ball Porto Alegrense (GFBPA); e, refletir sobre as estratégias de comunicação do GFBPA, nas mídias sociais, em tempos de pandemia. O estudo, de caráter exploratório, é desenvolvido através da técnica bibliográfica e documental. Do ponto de vista empírico, realizamos um questionário com nove perguntas, respondido pela coordenadora de comunicação digital do Grêmio. Além disso, propomos uma análise das mídias sociais Instagram, Twitter e YouTube, observando três períodos distintos durante a pandemia, na qual destacamos quais estratégias de comunicação foram utilizadas em cada mídia e trouxemos exemplos para facilitar a compreensão do leitor. A partir desta coleta de informações, é possível compreender as diferentes estratégias utilizadas nos diferentes momentos da pandemia selecionados.
The present work involves reflections on the new dynamics in the communication strategies of the football club Grêmio Foot-ball Porto Alegrense (GFBPA) at this time of covid-19 pandemic. Our objectives are: to discuss public relations, social media and sports marketing, especially about the nuances that involve the context of football; understand the impacts of the Covid-19 pandemic from a macro-environmental perspective and also in the context of the Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense football club (GFBPA) and reflect on gfbpa's communication strategies in social media in times of pandemic. The exploratory study is developed through the bibliographic and documentary technique. From the empirical point of view, we conducted a questionnaire with nine questions, answered by the coordinator of digital communication of the Guild. In addition, an analysis of the social networks Instagram, Twitter and YouTube was also done, observing three periods of instints during the pandemic, where we highlight which communication strategies were used in each media and brought examples to facilitate the reader's understanding. From this information collection, it is possible to understand the different strategies used in the different moments of the selected pandemic.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26495
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