Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/26500
Tipo: Monografia
Título: Relações públicas, comunicação organizacional e estrangeirismos: percepções de estudantes e profissionais na perspectiva da comunicação assertiva
Autor(es): Flores, Nicole Almeida
Orientador: Silva, Diego Wander da
Fecha de Publicación: 2020
Palabras clave: ESTRANGEIRISMOS
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
RELAÇÕES PÚBLICAS
COMUNICAÇÃO ASSERTIVA
LOANWORDS
ORGANIZATIONAL COMMUNICATION
PUBLIC RELATIONS
ASSERTIVE COMMUNICATION
Resumen: A linguagem é um elemento indissociável do nosso cotidiano. Como característica dos tempos que vivemos, ela ganha contornos marcados por estrangeirismos — expressões e termos de outros idiomas, que não o nativo. O objeto de estudo desta monografia envolve justamente os estrangeirismos, porém especificamente no contexto da linguagem profissional de relações públicas e comunicação organizacional. São nossos objetivos: a) discutir sobre linguagem no contexto profissional e a perspectiva da comunicação assertiva; b) refletir acerca de estrangeirismos no contexto das relações públicas e da comunicação organizacional; c) compreender percepções de estudantes e profissionais quanto ao conhecimento de estrangeirismos usuais nas áreas de relações públicas e de comunicação organizacional. O estudo se caracteriza como exploratório (GIL, 2017) e é desenvolvido a partir das técnicas bibliográfica (STUMPF, 2008) e documental (GIL, 2017). Além disso, realizamos análises envolvendo publicações que apresentam alguns estrangeirismos e uma coleta de dados com estudantes e com profissionais relações-públicas, a fim de constituir uma visão mais ampla sobre o objeto. Os resultados evidenciam lacunas de aprendizados e de repertório, o que sinaliza a importância de refletirmos sobre o tema, visto que os estrangeirismos integram a linguagem profissional e técnica de relações públicas e comunicação organizacional.
Language is an inseparable element of our daily lives. As a characteristic of the times we live in, it faces highlights marked by loanwords — expressions and terms from languages that are not from the native tongue. The object of study in this monograph encompasses foreign words, but it focuses specifically on the context of professional language in public relations and organizational communication. Our objectives are: a) to discuss language in the professional context and the assertive communication perspective; b) to reflect on loanwords in the context of public relations and organizational communication; c) to understand viewpoints of students and professionals regarding the knowledge of common foreign words public relations and organizational communication professional field. The study is exploratory (GIL, 2017), and it is developed from bibliographic (STUMPF, 2008) and documental (GIL, 2017) techniques. Furthermore, we perform analysis related to publications that present some loanwords and collect data with public relations students and professionals to constitute a broader view of the study object. The results show learning and repertoire gaps, which demonstrates the importance of focusing on the theme since foreign words are part of the professional and technical language of public relations and organizational communication.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26500
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