Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/26518
Tipo: Monografia
Título: Contribuições da comunicação educativa: projetos para com a sociedade brasileira
Autor(es): Moraes, Juliana Gonçalves
Orientador: Moura, Cláudia Peixoto de
Data de Publicação: 2021
Palavras-chave: COMUNICAÇÃO
EDUCAÇÃO
COMUNICAÇÃO EDUCATIVA
EDUCOMUNICAÇÃO
RELAÇÕES PÚBLICAS
COMMUNICATION
EDUCATION
EDUCATIVE COMMUNICATION
EDUCOMMUNICATION
PUBLIC RELATIONS
Resumo: As conexões entre comunicação, educação e sociedade são a base para este trabalho. O objetivo é apurar as contribuições que a comunicação educativa pode proporcionar, mediante a análise dos projetos que estão sendo implementados atualmente na sociedade brasileira, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), com propósitos e ações relacionadas às dimensões sociedade, comunicação e educação. O conhecimento é adquirido por meio da aprendizagem, que é um processo educacional contínuo. Para tanto, uma comunicação de conscientização e de orientação é necessária para a prática da cidadania. Documentos oficiais abordam informações sobre medidas adotadas para contribuições no país e no mundo. Ações de comunicação e educação devem ocorrer para apoiar e cooperar com as medidas estipuladas mundialmente. Visa-se ações para o desenvolvimento da sociedade de modo que contribuam com a geração atual e as gerações futuras. Com base na técnica de pesquisa bibliográfica e documental, são identificados projetos implementados, atualmente, pela UNESCO na sociedade brasileira. A análise é feita a partir de informações apuradas em relação direta à triangulação aqui desenvolvida, além de proporcionar a ampliação do conhecimento sobre algumas características e necessidades da sociedade. As possíveis contribuições das dimensões mencionadas, levam à reflexão sobre as características necessárias para a efetivação do desenvolvimento social com a participação ativa dos indivíduos. Há maneiras de estabelecer a comunicação educativa, a qual também tem seu campo em sintonia com a educomunicação. As habilidades e competências necessárias para a realização de tais ações são abordadas à vista da contribuição que o profissional de Relações Públicas pode realizar, por sua atividade ter foco na comunicação e no relacionamento com públicos distintos. Evidencia-se, assim, a contribuição da comunicação para a transformação social por meio da educação, com a aplicação de estratégias e projetos fundamentados em temas presentes na Agenda 2030, para que sejam aplicados para o envolvimento e comprometimento da população, buscando uma efetiva contribuição como agentes sociais, de forma individual e coletiva.
The connections between communication, education and society are the foundation for this work. The objective is to investigate the contributions that educational communication can provide, through the analysis of projects that are currently being implemented into the Brazilian society, by the United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO), with related purposes and actions to the dimensions of society, communication and education. Knowledge is acquired through learning, which is an ongoing educational process. Therefore, a communication of awareness and guidance is necessary for the practice of citizenship. Official documents address information on measures taken for contributions in the country and around the world. Communication and education actions must take place to support and cooperate with the measures stipulated worldwide. Actions for the development of society are aimed at contributing to the current and future generations. Based on the technique of bibliographic and documentary research, projects currently implemented by UNESCO into the Brazilian society are identified. The analysis is based on information obtained in direct relation to the triangulation developed here, in addition to providing the expansion of knowledge about some characteristics and needs of society. The possible contributions of the mentioned dimensions lead to reflection on the characteristics necessary for the realization of social development with the active participation of individuals. There are ways to establish educational communication, which also has its field in tune with educommunication. The skills and competences necessary to carry out such actions are addressed in view of the contribution that the Public Relations professional can make, as their activity is focused on communication and relationship with different audiences. Thus, the contribution of communication to social transformation through education is evident, with the application of strategies and projects based on themes present in the 2030 Agenda, so that they are applied to the involvement and commitment of the population, seeking an effective contribution as social agents, individually and collectively.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26518
Aparece nas Coleções:TCC Relações Públicas

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_2_JULIANA_GONCALVES_MORAES_TCC.pdfTexto completo853,91 kBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.