Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://hdl.handle.net/10923/26520
Tipo: | Monografia |
Título: | O posicionamento sociopolítico dos blocos de carnaval de rua independentes em Porto Alegre e a contribuição da comunicação comunitária |
Autor(es): | Schmitz, Gabriela Amaral |
Orientador: | Azevedo, Susana Gib |
Data de Publicação: | 2020 |
Palavras-chave: | POSICIONAMENTO SOCIOPOLÍTICO BLOCOS DE RUA INDEPENDENTES COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA RELAÇÕES PÚBLICAS COMUNITÁRIAS CARNAVAL DE RUA MOVIMENTOS SOCIAIS IDENTIDADE CULTURAL SOCIO-POLITICAL POSITIONING INDEPENDENT STREET BLOCOS COMMUNITY COMMUNICATION COMMUNITY PUBLIC RELATIONS STREET CARNIVAL SOCIAL MOVEMENTS CULTURAL IDENTITY |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo analisar o posicionamento sociopolítico dos blocos de carnaval de rua independentes de Porto Alegre e suas relações junto aos movimentos sociais e comunidades locais, identificando a contribuição da comunicação e relações públicas comunitárias nesses cenários. Para tal, abordam-se os conceitos de comunicação comunitária, movimentos sociais e relações públicas comunitárias. Contextualizam-se o histórico do carnaval no Brasil, bem como as influências do carnaval de rua do Rio de Janeiro e o surgimento dos blocos de rua independentes em Porto Alegre. São estabelecidas analogias entre os movimentos sociais e os blocos de rua independentes como agentes de transformação social. Por meio de entrevistas realizadas com representantes e foliões dos blocos de rua independentes Não Mexe Comigo Que Eu Não Ando Só e Bloco da Laje, compreende-se a construção de discursos presentes no posicionamento sociopolítico e na identidade cultural desses espaços. Como resultado dessa investigação, foram identificadas fortes influências de movimentos sociais, representadas em manifestações artísticas conduzidas pela liberdade e respeito à diversidade, gerando sentimentos de representatividade e coletividade. The present study aimed to analyze the socio-political positioning of independent street blocos, or street parties in Porto Alegre and their relations with social movements and local communities, identifying the contribution of community communication and public relations in these scenarios. To this end, the concepts of community communication, social movements and community public relations are addressed. The history of carnival in Brazil is contextualized, as well as the influences of street carnival in Rio de Janeiro and the emergence of independent street blocos in Porto Alegre. Analogies are established between social movements and independent street blocos as agents of social transformation. Through interviews with representatives and revelers from the independent street groups Não Mexe Comigo Que Eu Não Ando Só and Bloco da Laje, one may better understand and grasp the construction of speeches present in the socio-political positioning and cultural identity of such spaces. As a result of this investigation, strong influences from social movements are identified, represented in artistic manifestations driven by freedom and respect for diversity, generating feelings of representativeness and collectivity. |
URI: | https://hdl.handle.net/10923/26520 |
Aparece nas Coleções: | TCC Relações Públicas
|
Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.