Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/26525
Tipo: Monografia
Título: "Já que é pra tombar, tombei": a cultura do cancelamento e a gestão de crises a partir do caso da cantora Karol Conká no Big Brother Brasil 2021
Autor(es): Muniz, Bárbara Debeluck
Orientador: Silva, Diego Wander da
Fecha de Publicación: 2021
Palabras clave: RELAÇÕES PÚBLICAS
CULTURA DO CANCELAMENTO
GESTÃO DE CRISE
KAROL CONKÁ
BIG BROTHER BRASIL 21
PUBLIC RELATIONS
CANCEL CULTURE
CRISIS MANAGEMENT
Resumen: O presente trabalho tem como objeto de estudo a crise vivenciada pela cantora Karol Conká durante a 21.ª edição do reality show Big Brother Brasil. São nossos objetivos:1) refletir sobre a perspectiva da opinião pública e da cultura do cancelamento, sobretudo no contexto das mídias sociais; 2) discutir estratégias recomendadas na gestão de crises de imagem e de reputação, sob a ótica da atividade de Relações Públicas; e, 3) compreender as características da crise vivida pela cantora Karol Conká a partir de sua participação no programa Big Brother Brasil 2021, bem como as atitudes assumidas na gestão deste fato negativo de alta magnitude. A investigação, caracterizada como exploratória, é desenvolvida a partir de pesquisa bibliográfica e documental (GIL, 2017). Além disso, propomos uma abordagem empírica do caso ocorrido, relatando todo o seu desenvolvimento desde o primeiro dia do reality show, passando pela eliminação e fatos relevantes ocorridos posteriormente. Dentre as considerações da pesquisa, entendemos que a gestão da crise foi melhor desenvolvida a partir da eliminação da cantora. Antes, em função do confinamento proposto pelo programa, percebemos incoerências e desalinhamentos, fruto da ausência de contato entre a equipe e a Karol Conká. Percebemos também mudanças em seu posicionamento e, principalmente, na sua imagem pessoal após seu reaparecimento nas mídias sociais, em 25 de abril, cerca de um mês e meio após seu último stories.
The present work has as its object of study the crises experienced by singer Karol Conká during de 21st edition of the reality show Big Brother Brazil. Our objectives are: 1) to reflect on the perspective of public opinion and the cancel culture, especially on the context of social media; 2) to discuss strategies recommended in the management of image and reputation crises, from the perspective of Public Relations activity; and 3) to understand the characteristics of de crises lived by singer Karol Conká from her participation in the Big Brother Brazil 2021 program, as well her attitudes assumed in the management of this high magnitude negative fact. The investigation, characterized as exploratory, is developed from a bibliographic and documentary research (GIL, 2017). In addition, we propose an impirical approach to the case thar occurred, reporting all its development from the first day of the reality show, through the elimination and relevant facts occurred later. Among the research considerations, we understand that crises management was better developed from the elimination of the singer. Before, due the confination proposed by the program, we noticed inconsistencies and misalignments, the result of the lack of the contact between the team and Karol Conká. We also notice changes in her positioning and, especially, in her personal image after her appearance in social media, on April 25, a month and a half after hers last stories.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26525
Aparece en las colecciones:TCC Relações Públicas

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