Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/26527
Type: doctoralThesis
Title: “Com os pés na comunidade e os olhos no mundo”: por uma educação que transforma (s)
Author(s): Nascimento, Lorena Machado do
Advisor: Santos, Bettina Steren dos
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Issue Date: 2024
Keywords: PEDAGOGIA CRÍTICA
PRÁTICA DE ENSINO
EDUCAÇÃO
Abstract: Pensar a educação, suas concepções e práticas, descrevendo situações concretas e promovendo a reflexão crítica é condição importante e imprescindível para todos que se aventuram a pesquisar este campo. Compreender o atual momento de crise e as possibilidades de ressignificação da educação escolar se faz necessário a todos que estão envolvidos com ela. Para tanto, esta investigação pretendeu analisar o contexto educacional de escolas e suas práticas educativas como perspectiva para uma educação transformadora. Por meio de uma abordagem teórica fundamentada na Pedagogia Crítica (Adorno, 1995; Freire , 1981,1983, 1987), Decolonial (Quijano, 2005; Dussel, 1994, 2000).Educação como prática para a Liberdade (Freire, 1981, 1987, 1996, 2005) e Pedagogia Histórico Crítica, (Saviani,1990, 1997, 2011; Frigotto, 1997, 2003) que serviram como base epistemológica para a análise das informações coletadas numa abordagem pós-qualitativa, com o estudo de casos múltiplos em três escolas brasileiras. De modo a identificar os principais fatores e estratégias didáticas que permeiam a prática docente nessas escolas, bem como analisar as metodologias desenvolvidas por elas como uma experiência transformadora, na perspectiva dos docentes, foram realizadas observação participante, análise documental, além de entrevistas com três professoras e a coordenadora pedagógica em cada contexto educativo. Como resultados, foi possível identificar práticas como: educação como ação coletiva entre escolas, famílias e comunidades culturais e sociais como potencializadora das relações sociais e do desenvolvimento da empatia; conscientização, identificação cultural e autovalorização na interculturalidade; atribuição de sentidos sócio-históricos e culturais do território no currículo.práticas problematizadoras a partir da leitura do mundo para questionar a colonialidade das culturas subjugadas com uma construção crítica de sua ação no mundo; identificação de suas potencialidades com respeito e valorização do espaço escolar e seus profissionais, estimulando o gosto por estudar e responsabilidades para o futuro; o desenvolvimento da consciência social, a cultura, a educação ambiental e a cultura de paz, não só nos projetos, mas como princípio; entre outras. Este trabalho também destaca a importância da formação de professores e seus dilemas tanto na formação inicial quanto na continuada, como aspecto fundamental para uma educação de qualidade. O texto identifica que, na escola onde as práticas dos professores estavam desalinhadas com seus discursos, a formação continuada era mais frágil, com sessões pouco frequentes e menos estruturadas. Destaca-se também a necessidade de reflexão sobre a formação inicial de professores, considerando os desafios enfrentados nesse processo, incluindo a desvalorização da profissão, tanto social quanto econômica, bem como a precarização do ensino oferecido nas universidades, que precisam manter equilíbrio e qualidade entre teoria e prática. Compreende-se a escola como um importante espaço de possibilidades de mudança, mas não o único, para uma educação de qualidade que fomente uma sociedade mais justa, humanizada e igualitária, considerando que a Educação Transformadora é uma abordagem pedagógica que representa um compromisso histórico e ético de promover uma educação que não apenas instrui, mas também empodera e transforma, preparando os alunos para serem agentes de mudança em suas comunidades e na sociedade em geral Que este trabalho possa inspirar novas reflexões acerca das escolas brasileiras e suas práticas, a fim de expandirmos nossa visão sobre possibilidades reais de transformação.
Thinking about education, its concepts and practices, describing concrete situations, and promoting critical reflection is an important and essential condition for everyone who ventures into researching this field. Everyone involved in it must understand the current crisis and the possibilities for redefining school education. To this end, this investigation is intended to analyze the educational context of schools and their educational practices as a perspective for transformative education. Through a theoretical approach based on critical pedagogy (Adorno, 1995; Freire, 1981, 1983, 1987), decolonial (Quijano, 2005; Dussel, 1994, 2000), education as a practice for freedom (Freire, 1981, 1987, 1996, 2005), and critical historical pedagogy (Saviani, 1990, 1997, 2011; Frigotto, 1997, 2003), which served as an epistemological basis for the analysis of information collected in a post-qualitative approach, with the study of multiple cases in three Brazilian schools. In order to identify the main factors and didactic strategies that permeate teaching practice in these schools, as well as analyze the methodologies developed by them as a transformative experience, from the teachers' perspective, participant observation and document analysis were carried out, in addition to interviews with three teachers. And the pedagogical coordinator in each educational context. As results, it was possible to identify practices such as: education as collective action, between schools, families and cultural and social communities as an enhancer of social relations and the development of empathy, such as awareness, cultural identification and self-valuation in interculturality; attribution of socio-historical and cultural meanings of the territory in the curriculum.problematizing practices based on reading the world and questioning the coloniality of subjugated cultures with a critical construction of their action in the world; identification of their potential with respect and appreciation of the school space and its professionals, stimulating a love of studying and responsibilities for their future; the development of social awareness, culture, environmental education and the culture of peace, not only in projects, but as a principle; among others. This work also stresses the importance of teacher qualification and its challenges, both in initial and ongoing development, as a vital component of quality education. The text identifies that in schools where teachers' practices were disconnected from their speeches, continued training was more fragile, with infrequent and less structured sessions. The need to reflect on the initial training of teachers is also highlighted, considering the challenges faced in this process, including the devaluation of the profession, both social and economic, as well as the precariousness of the teaching offered in universities, which needs to maintain balance and quality between theory and practice. School is understood as an important space of possibilities for change, but not the only one, for quality education that fosters a more fair, humanized, and egalitarian society, considering that Transformative Education is a pedagogical approach that represents a historical and ethical commitment to promote an education that not only instructs but also empowers and transforms, preparing students to be agents of change in their communities and in society at large. May this work inspire new reflections on Brazilian schools and their practices in order to expand our vision of the real possibilities for transformation.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26527
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000508637-Texto+completo-0.pdfTexto completo3,55 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.