Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/26530
Type: Monografia
Title: O impacto da responsabilidade social na construção da confiança nas organizações
Author(s): Robalo, Giovanna Dvoranovski
Advisor: Roig, Ana Maria Walker
Issue Date: 2020
Keywords: RELAÇÕES PÚBLICAS
RESPONSABILIDADE SOCIAL
CONFIANÇA
ESTUDO DE CASO
DOBRA
PUBLIC RELATIONS
SOCIAL RESPONSIBILITY
CONFIDENCE
CASE STUDY
Abstract: Em um cenário competitivo e desigual onde os públicos têm expectativas sobre a entrega de valor social das organizações, a presente monografia busca refletir sobre os impactos da Responsabilidade Social na construção da Confiança nas Organizações e se trata de uma pesquisa de caráter exploratório e estudo de caso sobre a empresa ‘Dobra’. Busca-se com esse trabalho refletir sobre as interfaces que podem ser estabelecidas entre a atuação de Relações Públicas e a perspectiva da Responsabilidade Social, evidenciar prováveis impactos das práticas de Responsabilidade Social na Confiança dos públicos nas organizações e compreender possíveis impactos das iniciativas de Responsabilidade Social da Dobra na Confiança dos públicos na organização. Através de pesquisa bibliográfica e documental se estabeleceram três interfaces entre Responsabilidade Social (RS) e Relações Públicas (RP), sendo elas: RS como estratégia de RP, RP como atividade socialmente responsável e RP como gestora da RS. São considerados prováveis impactos da RS na Confiança o impacto positivo se RS for feita de forma genuína, a contribuição da RS para o equilíbrio de interesses, o fomento a construção da Confiança quando RS é contínua e a Confiança beneficiada pela RS quando essa é pensada de forma estratégica. Através do estudo de caso com quatro métodos de coleta, sendo eles pesquisa documental, entrevista, análise das redes sociais e aplicação de questionário, se compreendeu que as iniciativas de Responsabilidade Social da Dobra impactam de maneira positiva a construção da Confiança na organização, visto que essa é percebida como socialmente responsável e também confiável, considerando que seus consumidores percebem uma ligação direta entre as áreas. Com isso, é possível observar que a Responsabilidade Social, quando feita de forma genuína, integrada aos valores da organização, é capaz de colaborar de forma positiva para a construção da Confiança.
In a competitive and unequal scenario where audiences have expectations about the delivery of social value by organizations, this study seeks to reflect on the impacts of Social Responsibility in building Trust in Organizations and is an exploratory research and case study about the company 'Dobra'. This work seeks to reflect on the interfaces that can be established between the performance of Public Relations and the perspective of Social Responsibility, to show probable impacts of the Social Responsibility practices on the Trust of the public in the organizations and to understand possible impacts of the Social Responsibility initiatives of the Dobra in the Trust of the public in the organization. Through bibliographic and documentary research, three interfaces were established between Social Responsibility (SR) and Public Relations (PR), namely: SR as a PR strategy, PR as a socially responsible activity and PR as a manager of SR. The positive impacts of SR are considered to be the positive impact if SR is made hastily, the contribution of SR to the balance of interests, the promotion of the construction of Trust when SR is continuous and the Trust benefited by SR when it is thought of strategically. Through the case study with four collection methods, namely documentary research, interview, analysis of social networks and application of a questionnaire, it was understood that Dobra's Social Responsibility initiatives positively impact the construction of Trust in the organization, since this is perceived as socially responsible and also reliable, considering that its consumers perceive a direct l ink between the areas. With this, it is possible to observe that Social Responsibility, when done hastily, integrated with the organization's values, is able to collaborate positively for the construction of Trust.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26530
Appears in Collections:TCC Relações Públicas

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