Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/26532
Tipo: Monografia
Título: Microinfluenciador digital: a jornada até a construção pessoal de uma marca no Instagram
Autor(es): Cardoso, Wanessa Paiani
Orientador: Sandini, Silvana Maria
Data de Publicação: 2020
Palavras-chave: INFLUENCIADOR DIGITAL
JORNADA DO HERÓI
ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO
MARKETING DIGITAL
DIGITAL INFLUENCER
HERO'S JOURNEY
COMMUNICATION STRATEGIES
DIGITAL MARKETING
Resumo: Este presente trabalho apresenta os objetivos de: evidenciar as mudanças que o influenciador digital traz para o mercado da comunicação, identificar a jornada do microinfluenciador digital até o construção pessoal de uma marca e entender de que forma acontece essa construção pessoal no Instagram. Para tanto, deu-se início ao estudo a partir de procedimentos metodológicos híbridos, compostos pela pesquisa bibliográfica e por entrevista em profundidade com quatro microinfluenciadoras de diferentes nichos. No capítulo inicial, é feita uma abordagem acerca da evolução das estratégias digitais de comunicação e da gênese do influenciador no mercado, assim como sua relevância para as marcas no contexto do marketing de influência. Em seguida, referencia-se a jornada do herói de Martinez (2008) e apresenta-se uma proposta de adaptação para o cenário do digital influencer. No capítulo final, são apresentadas as entrevistas qualitativas acompanhadas da análise da pesquisadora. Com base nos resultados obtidos, são relatadas as considerações. Dessa forma, o influenciador traz para o mercado uma mudança na estrutura comunicacional a fim de ajudar as marcas a disseminar conteúdo de maneira mais próxima e com credibilidade. Percebe-se, assim, a complexidade que envolve o processo de construção pessoal de uma marca no Instagram. Além disso, foi possível identificar elementos que compõem uma jornada do influenciador digital na construção pessoal de uma marca, embora nem todas as etapas de Martinez (2008) tenham sido evidenciadas da mesma forma. Alguns aspectos fundamentais para atuação dos influenciadores também são descobertos e destacados, como: autenticidade, transparência, conexão e propósito. Ademais, os conhecimentos aqui registrados contribuem, principalmente, para as áreas de comunicação e marketing digital.
This present work presents the objectives of: evidencing the changes that the digital influencer brings to the communication market, identifying the journey of the digital microinfluencer to the personal construction of a brand and understanding how this personal construction takes place on Instagram. To this end, the study began with hybrid methodological procedures, composed of bibliographic research and in-depth interviews with four micro-influencers from different niches. In the initial chapter, na approach is made about the evolution of digital communication strategies and the genesis of the influencer in the market, as well as their relevance for brands in the context of influence marketing. Then, Martinez's hero journey (2008) is referenced and a proposal for adaptation to the digital influencer scenario is presented. In the final chapter, qualitative interviews accompanied by the researcher's analysis are presented. Based on the results obtained, considerations are reported. In this way, the influencer brings to the market a change in the communication structure in order to help brands to disseminate content in a closer and credible way. Thus, we can see the complexity that involves the process of building a personal brand on Instagram. In addition, it was possible to identify elements that make up a journey of the digital influencer in the personal construction of a brand, although not all stages of Martinez (2008) have been highlighted in the same way. Some fundamental aspects for influencers' actions are also discovered and highlighted, such as: authenticity, transparency, connection and purpose. In addition, the knowledge recorded here contributes mainly to the areas of communication and digital marketing.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26532
Aparece nas Coleções:TCC Relações Públicas

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_1_WANESSA_PAIANI_CARDOSO_TCC.pdfTexto completo1,61 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.