Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/26534
Type: Monografia
Title: Os processos humanizados e humanizadores no ambiente organizacional: a virada de chave da Mercur
Author(s): Rodrigues, Gabriela dos Santos
Advisor: Scroferneker, Cleusa Maria Andrade
Issue Date: 2023
Keywords: PROCESSOS HUMANIZADOS E HUMANIZADORES
CULTURA DO CUIDADO
COMUNICAÇÃO NÃO-VIOLENTA
AMBIENTE ORGANIZACIONAL
MERCUR
RELAÇÕES PÚBLICAS
HUMANIZED AND HUMANIZING PROCESSES
CULTURE OF CARE
NON-VIOLENT COMMUNICATION
ORGANIZATIONAL ENVIRONMENT
PUBLIC RELATIONS
Abstract: A presente monografia tem como tema os processos humanizados e humanizadores no ambiente organizacional. A Mercur, empresa de borrachas da cidade de Santa Cruz do Sul (RS) foi selecionada para a realização da nossa pesquisa, tendo em vista a sua virada de chave em 2008. Definimos como objetivos: Discutir sobre a relevância da cultura do cuidado e da comunicação não violenta nos processos humanizados e humanizadores na organização; 2) Refletir sobre a relevância da cultura do cuidado e da comunicação não violenta para estes ambientes; 3) Evidenciar em como a Mercur desenvolve, na prática, os processos humanizadores e de humanização. Para compreender os objetivos propostos, realizamos uma pesquisa exploratória (Gil, 2008) recorrendo a levantamentos bibliográfico e documental, inclusive de materiais disponíveis na web e técnica de entrevista em profundidade semiestruturada (Duarte, 2006). Tais procedimentos nos auxiliaram em nosso percurso teórico e nos achados da pesquisa. Sob nossa perspectiva os processos de humanização e humanizados pautados pela comunicação não violenta e cultura do cuidado tendem a possibilitar ambientes organizacionais saudáveis que priorizam o bem-estar e cuidado das pessoas. O estudo sobre a Mercur corrobora esta afirmação. A sua virada de chave em 2008 é um exemplo a ser seguido principalmente, por ter envolvido uma mudança cultura, que trouxe para a centralidade as pessoas e a possibilidade de construir o mundo bom de um jeito bom pra todo mundo.
The theme of this monograph is humanized and humanizing processes in the organizational environment. Mercur, a rubber company in the city of Santa Cruz do Sul (RS), was selected for our research, in view of its turnaround in 2008. We set ourselves the following objectives: 1) To discuss the relevance of the culture of care and non-violent communication in humanized and humanizing processes in the organization; 2) To reflect on the relevance of the culture of care and non-violent communication for these environments; 3) To show how Mercur develops humanizing and humanizing processes in practice. In order to understand the proposed objectives, we carried out exploratory research (Gil, 2008), using bibliographical and documentary surveys, including materials available on the web, and an in-depth semi-structured interview technique (Duarte, 2006). These procedures helped us in our theoretical journey and in the research findings. From our perspective, humanization and humanized processes based on non-violent communication and a culture of care tend to enable healthy organizational environments that prioritize people's well-being and care. The study on Mercur corroborates this statement. Its turnaround in 2008 is an example to be followed, mainly because it involved a change in culture, which brought people to the center and the possibility of building the great world in a way that's good for everyone.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26534
Appears in Collections:TCC Relações Públicas

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