Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Scroferneker, Cleusa Maria Andrade | - |
dc.contributor.author | Fagundes, Brendha Barcelos | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-23T17:29:44Z | - |
dc.date.available | 2024-08-23T17:29:44Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10923/26547 | - |
dc.description.abstract | Este estudo tem como objetivos evidenciar as estratégias comunicacionais de Anitta para a promoção do funk como produto cultural de exportação brasileiro; analisar os símbolos e signos culturais incorporados no álbum Funk Generation de Anitta que retratam a favela carioca; compreender como a visibilidade do álbum auxiliou na construção da uma imagem positiva – ou não – da cultura nacional marginalizada. Estruturamos o texto em seis capítulos. As seções teóricas discutem e apresentam: a história das favelas cariocas e esses espaços como cultivadores de identidade, pertencimento e geradores de talentos e culturas autênticas; o funk brasileiro em seus diferentes momentos e tentativas de estigmatização e criminalização, bem como o ritmo como instrumento de promoção da voz de indivíduos periféricos; a trajetória de Anitta e sua ligação com o funk e com as favelas, assim como seu papel na promoção e aceitação da cultura marginalizada advinda desses espaços. Para atender aos nossos objetivos, utilizamos uma metodologia que uniu o referencial teórico, a historiografia de Anitta e princípios da Semiótica da Cultura (Cordeiro, Araujo e Campos, 2018; Ramos, 2006) em uma análise das referências semiológicas empregadas pela artista em suas estratégias comunicacionais para a promoção do álbum Funk Generation, utilizando três momentos: o pré-lançamento, o lançamento e o pós lançamento da discografia. Concluímos que ao empregar símbolos e signos de suas influências locais em suas estratégias de comunicação, Anitta promove uma estética global inovadora, capitalizando o funk e a cultura das favelas cariocas, destacando sua autenticidade e importância para a identidade diversa e autêntica da cultura brasileira no cenário internacional. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudio tiene como objetivos evidenciar las estrategias comunicacionales de Anitta para la promoción del funk como producto cultural de exportación brasileño; analizar los símbolos y signos culturales incorporados en el álbum Funk Generation de Anitta que retratan la favela carioca; comprender cómo la visibilidad del álbum ayudó en la construcción de una imagen positiva – o no – de la cultura nacional marginada. Estructuramos el texto en seis capítulos. Las secciones teóricas discuten y presentan: la historia de las favelas cariocas y estos espacios como cultivadores de identidad, pertenencia y generadores de talentos y culturas auténticas; el funk brasileño en sus diferentes momentos e intentos de estigmatización y criminalización, así como el ritmo como instrumento de promoción de la voz de individuos periféricos; la trayectoria de Anitta y su conexión con el funk y con las favelas, así como su papel en la promoción y aceptación de la cultura marginada proveniente de estos espacios. Para atender a nuestros objetivos, utilizamos una metodología que unió el referencial teórico, la historiografía de Anitta y principios de la Semiótica de la Cultura (Cordeiro, Araujo e Campos, 2018; Ramos, 2006) en un análisis de las referencias semiológicas empleadas por la artista en sus estrategias comunicacionales para la promoción del álbum Funk Generation, utilizando tres momentos: el pre-lanzamiento, el lanzamiento y el post-lanzamiento de la discografía. Concluimos que al emplear símbolos y signos de sus influencias locales en sus estrategias de comunicación, Anitta promueve una estética global innovadora, capitalizando el funk y la cultura de las favelas cariocas, destacando su autenticidad e importancia para la identidad diversa y auténtica de la cultura brasileña en el escenario internacional. | es |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | ANITTA | pt_BR |
dc.subject | PRODUTO CULTURAL DE EXPORTAÇÃO | pt_BR |
dc.subject | FUNK BRASILEIRO | pt_BR |
dc.subject | FAVELAS CARIOCAS | pt_BR |
dc.subject | SEMIÓTICA DA CULTURA | pt_BR |
dc.subject | ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO | pt_BR |
dc.subject | FUNK GENERATION | pt_BR |
dc.subject | PRODUCTO CULTURAL DE EXPORTACIÓN | es |
dc.subject | FUNK BRASILEÑO | es |
dc.subject | FAVELAS CARIOCAS | es |
dc.subject | SEMIÓTICA DE LA CULTURA | es |
dc.subject | ESTRATEGIAS DE COMUNICACIÓN | es |
dc.title | Funk Generation: a influência de Anitta na globalização da cultura das favelas cariocas | pt_BR |
dc.type | Monografia | - |
dc.degree.grantor | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | - |
dc.degree.department | Escola de Comunicação, Artes e Design | - |
dc.degree.local | Porto Alegre | - |
dc.degree.level | Graduação | - |
dc.degree.date | 2024/1 | - |
dc.degree.graduation | Relações Públicas | - |
Aparece nas Coleções: | TCC Relações Públicas
|