Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/26569
Tipo: Monografia
Título: Estratégias de comunicação e conteúdo no digital: uma reflexão a partir do reality show Make me Boti - O Boticário
Autor(es): Silva, Ellen Hainzenreder da
Orientador: Trindade, Cláudia Bromirsky
Fecha de Publicación: 2021
Palabras clave: COMUNICAÇÃO
CONTEÚDO
ESTRATÉGIAS NO DIGITAL
REALITY SHOW MAKE ME BOTI
MARCA O BOTICÁRIO
COMMUNICATION
CONTENT
DIGITAL STRATEGIES
REALITY SHOW MAKE ME BOTI
BRAND O BOTICÁRIO
Resumen: Com a inserção do digital na relação das marcas com o consumidor, torna-se pertinente compreender os recursos disponíveis e as possibilidades de comunicação para gerar as estratégias no digital. Nesse contexto, esse estudo busca responder o problema de pesquisa: De que maneira as estratégias de comunicação e o consumo de conteúdo nas plataformas de mídias sociais podem ser usados pelas marcas? Para tanto, tem-se, como objetivo geral, verificar de que formas recursos de comunicação e o consumo de conteúdo nas plataformas de mídias sociais podem ser usados como estratégia pelas marcas. Para exemplificar o estudo, trabalhamos com o recorte das estratégias de comunicação adotadas pela marca O Boticário, para o reality show Make Me Boti, com foco nas plataformas de mídias sociais. Buscamos, ainda, alcançar os seguintes objetivos específicos: apresentar as estratégias de marketing e comunicação do reality Make Me Boti; entender como as estratégias do reality show Make Me Boti ampliam as possibilidades de aplicação no ambiente digital; e refletir sobre as perspectivas que essas estratégias podem trazer para o mercado publicitário. Para realizar o trabalho, apresentamos o contexto da comunicação e as transformações no cenário a qual ela está inserida, a convergência, o transmídia, as plataformas de mídias sociais, a era da experiência, o conteúdo, o entretenimento, as comunidades, os influenciadores digitais e também sobre o reality show O Boticário. Os principais autores utilizados foram: Anderson (2006), Recuero (2009), Jenkins (2009), Pulizzi (2014), Jenkins, Green e Ford (2014), Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017), Longo (2019) e Gabriel e Kiso (2020). Além do apoio da Rock Content (2020) e dos dados da We Are Social (2021) e da YouPix (2020). A pesquisa é qualitativa, de caráter exploratório, e utiliza, como técnicas de coleta de dados, a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e entrevistas em profundidade com especialistas no digital e, para análise dos dados, a análise de conteúdo categorial. Ao realizar esse estudo, em termos gerais, observamos que a estratégia tem como base conhecer e estudar o consumidor e a sua comunidade, sendo essencial criar conteúdos relevantes que gerem engajamento com os clientes, e entendemos que as escolhas da marca são decorrentes dessa compreensão.
Due to digital insertion in the consumer-brand relationship, it becomes relevant to understand the available resources and communication possibilities to generate digital strategies. In this connection, the present study aims to answer the research problem how can communication strategies and content consumption on social medias platforms be used by brands? So, we have as our general objective to verify how the communication resources and content consumption on social medias platforms can be used as a strategy by brands. To illustrate the research, theory was related to practice using the communication strategies adopted by the brand O Boticário for the reality show Make Me Boti, focusing on social medias platforms. We seek to verify the marketing and communication strategies of Make Me Boti, to understand how they increase the possibilities of uses in digital environment, and to think about the perspectives these strategies can offer advertising market. We present the context of the communication and the scenario changes in which it is embedded, the convergence, the transmedia, the social media platforms, the experience age, the content, the entertainment, the communities, the digital influencers, and O Boticário’s reality show. The main authors used were Anderson (2006), Recuero (2009), Jenkins (2009), Pulizzi (2014), Jenkins, Green and Ford (2014), Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017), Longo (2019), and Gabriel and Kiso (2020). In addition to content and data from Rock Content (2020), We Are Social (2021) and YouPix (2020). This is a qualitative research, with an exploratory character. Its methodologies are bibliographic research, document search, in-depth interviews with a digital specialist, and categorical content analysis. In carrying out this study, by and large, we perceived that the strategy is based on knowing and studying the consumer and his community, being important to create relevant content that result in engagement with costumers. We conclude that the decisions made by the brand are on the basis of this understanding.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26569
Aparece en las colecciones:TCC Publicidade e Propaganda

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2021_1_ELLEN_HAINZENREDER_DA_SILVA_TCC.pdfTexto completo14,24 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.