Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/26571
Tipo: Monografia
Título: A pandemia de Covid-19, o pânico moral e as mídias sociais digitais
Autor(es): Santos, Vitória Guasselli dos
Orientador: Azevedo, Susana Gib
Fecha de Publicación: 2021
Palabras clave: PÂNICO MORAL
MÍDIA DIGITAL
INFLUÊNCIA
DECRETOS
NOTÍCIAS
PANDEMIA COVID-19
MORAL PANIC
DIGITAL MEDIA
INFLUENCE
DECREES
NEWS
COVID-19 PANDEMIC
Resumen: O presente estudo objetiva verificar se ocorreu a influência de pânico moral através de mídias sociais digitais sobre os indivíduos no período da pandemia de Covid-19, entre fevereiro de 2020 e fevereiro de 2021, buscando identificar as percepções e experiências dos indivíduos pertencentes à geração Baby Boomers até a Z. Apresenta o relato sintetizado das notícias transmitidas e dos decretos estabelecidos mundial, nacional e regionalmente; além de discorrer a temática por meio da literatura correspondente, indicando as concepções e ações relacionadas a prática de pânico moral, o papel desenvolvido pela mídia e a relevância da informação no contexto midiático. A metodologia fundamenta-se em pesquisa do tipo exploratória, por meio do método qualitativo e estudo de caso, com as técnicas de coleta de pesquisa bibliográfica, documental, entrevista individual. Sendo a análise de conteúdo a técnica para interpretação e análise dos dados coletados. As entrevistas individuais foram empregues a sete pessoas entre 16 e 63 anos de idade. Concluiu se que, o pânico moral exerceu influência, através das transmissões das mídias digitais em um respondente e apenas no início do período pandêmico, o qual afirmou sentir o sentimento de pânico. Entretanto, ao longo da avaliação do cenário midiático o mesmo discorreu que as informações eram exacerbadas e suspendeu a interferência dessa ferramenta em suas concepções. Em síntese, não houve pânico moral efetivamente ao longo do período delimitado sobre nenhum entrevistado.
This study aims to verify whether there was the influence of moral panic through digital social media on the population of Rio Grande do Sul in the period of the Covid 19 pandemic between February 2020 and February 2021, seeking to identify the perceptions and experiences of individuals belonging to the Baby Boomers generation until Z. Presents the synthesized reports of broadcast news and decrees established worldwide, nationally and regionally; in addition to discussing the theme through the corresponding literature, indicating the conceptions and actions related to the practice of moral panic, the role played by the media and the relevance of information in the media context. The methodology is based on exploratory research, through the qualitative method and case study, with the techniques of collection of bibliographical research, documentary and individual interview. Content analysis being the technique for interpreting and analyzing the collected data. Individual interviews were used with seven people between 16 and 63 years old. It was concluded that moral panic exerted an influence, through digital media transmissions on a interviewee and only at the beginning of the pandemic period, because he claimed to feel the feeling of panic. However, during the evaluation of the media scenario, he stated that the information was exacerbated and suspended the interference of this tool in his conceptions. In summary, there was no actual moral panic over the delimited period for any respondent.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26571
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