Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/26608
Tipo: Monografia
Título: Motion design e o branding da MTV Brasil: o motion design como linguagem na construção de branding da MTV Brasil
Autor(es): Pereira, Rafael Vasques
Orientador: Tietzmann, Roberto
Fecha de Publicación: 2022
Palabras clave: MTV BRASIL
VINHETAS
ANIMAÇÃO
AUDIOVISUAL
MTV BRAZIL
VIGNETTES
BRANDING
MOTION GRAPHICS
ANIMATION
AUDIO-VISUAL
Resumen: Este trabalho tem como objetivo analisar as vinhetas institucionais da MTV Brasil com o intuito de compreender de que forma o motion graphics design influenciou ou contribuiu na construção do branding da emissora. Para isso, esta monografia trouxe em sua pesquisa o que é branding e as suas origens, resgatando autores como David Aaker, Sandra Cameira, Kevin Keller, Marcos Machado, Philip Kotler, Philip Meggs, entre outros, para a fundamentação do capítulo. Para a fundamentação de motion graphics design, o autor deste trabalho resgatou a história do cinema e da animação, trazendo a evolução de técnicas até a modernidade. Os autores pesquisados para este capítulo foram Michael Betancourt, Matt Frantz, Tatiana Gonçalves, Alberto Lucena Junior, Jon Krasner, Washington Lessa, Isabel Freire, João Paulo Schlittler, Wellington Soares, entre outros. As vinhetas para a análise foram escolhidas com base em quatro categorias: duas vinhetas de identidade (ID); três vinhetas de promo-imagem (PI); uma abertura de programa; duas vinhetas de serviço de utilidade pública (SUP). O autor concluiu que o motion graphics design e sua diversidade de técnicas foram de grande importância na linguagem visual que a emissora desejava transmitir, contribuindo assim para as suas estratégias de branding.
This paper aims to analyze MTV Brazil institutional vignettes in order to comprehend how motion graphics design has influenced and contributed to MTV Brazil branding strategy and construction. Regarding its theoretical framework, this work is based on David Aaker, Sandra Cameira, Kevin Keller, Marcos Machado, Philip Kotler, Philip Meggs and other authors related to branding studies and techniques. Furthermore, the History of Cinema and Animation - focused on technical evolutions until contemporary times - related to motion design is also an important theoretical background. The ideas and concepts of Michael Betancourt, Matt Frantz, Tatiana Gonçalves, Alberto Lucena Junior, Jon Krasner, Washington Lessa, Isabel Freire, João Paulo Schlittler, Wellington Soares etc are used in this work. MTV Brazil institutional vignettes were chosen following four television vignettes‘ categories: (a) identity vignettes (IV); (b) promotional image vignettes (PI); (c) title sequence vignette (TS); and (d) services of public utility (SPU). From these television vignettes‘ categories, it was chosen: two IV; three PI; one TS; AND two SPU vignettes. After the analysis, it is concluded that the amount of techniques used in motion design graphics applications in MTV Brazil vignettes had an extensive importance. Consequently, MTV Brazil scored a great branding strategy, as well as, a remarkable visual language in the country.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26608
Aparece en las colecciones:TCC Publicidade e Propaganda

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2022_1_RAFAEL_VASQUES_PEREIRA_TCC.pdfTexto completo3,23 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.