Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/26609
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPaludo, Ticiano Ricardo-
dc.contributor.authorMachado, Vicente Schumacher-
dc.date.accessioned2024-09-03T17:26:08Z-
dc.date.available2024-09-03T17:26:08Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/26609-
dc.description.abstractA presente monografia tem como objetivo avaliar elementos de direção de arte, direção de fotografia e semiótica presentes no filme musical autobiográfico “Sonho” (BERNARDT, 2021) e compreender como a direção de arte e direção de fotografia contribuem para essa narrativa. O trabalho tem caráter qualitativo, e as técnicas são as de pesquisa bibliográfica e documental seguidas pela análise de conteúdo e análise semiótica. A fundamentação teórica é baseada, principalmente nos estudos de Joly (1996), Santaella e Nöth (1997), LoBrutto (2002), Barnwell (2004), Souza (2005), Souza (2006), Corrêa (2007), Fantin (2007), Carvalho (2008), Conter e Kilpp (2008), Júnior e Soares (2008), Santaella (2008), Facina (2009), Haussen (2009), Janotti (2009), Faro (2010), Kalinak (2010), Mascelli (2010), Mercado (2011), Alves (2012), Cardoso (2012), Shorter (2012), Lanzoni (2013), Hamburguer (2014), Landau (2014), Hall (2015), Pereira e Miranda (2016), Butruce (2017), Junqueira (2017), Paula e Serni (2017), Pereira (2017), Sijll (2017), Takeuchi (2017), Araujo (2018), Hoser (2018), Scansani (2019), Silva e Henriques (2020), Brown (2022) e Lessa, Gomes e Freitas (2022). Após a análise foi possível verificar como a direção de arte e direção de fotografia contribuem com a narrativa, além de explorar os signos presentes no filme musical “Sonho” (BERNARDT, 2021). A análise feita sobre a obra contribui para a área da comunicação pela identificação da atribuição de sentidos às imagens através das técnicas de direção de arte e direção de fotografia, somando para a narrativa e para a interpretação da história. Seus efeitos sobre a imagem vão além do simples embelezamento: conferem à imagem uma carga emocional e sensorial; contribuem com a narrativa; contextualizam os personagens; promovem a reflexão; e conduzem a leitura e interpretação dos espectadores. Também foi possível observar como o filme “Sonho” (BERNARDT, 2021) e a música “Sonho” (COALA RECORDS, 2021) contribuem para conscientização e representação.pt_BR
dc.description.abstractThe following monograph aims to evaluate elements of art direction, photography direction and semiotic in the autobiographical musical film “Sonho” (BERNARD, 2021) and understand how the art direction and photography direction contribute to this narrative. The essay’s nature is qualitative, and the techniques utilized are bibliographic and documentary research, followed by content and semiotics analysis. The theoretical background is based, mainly, on the studies by Joly (1996), Santaella e Nöth (1997), LoBrutto (2002), Barnwell (2004), Souza (2005), Souza (2006), Corrêa (2007), Fantin (2007), Carvalho (2008), Conter e Kilpp (2008), Júnior e Soares (2008), Santaella (2008), Facina (2009), Haussen (2009), Janotti (2009), Faro (2010), Kalinak (2010), Mascelli (2010), Mercado (2011), Alves (2012), Cardoso (2012), Shorter (2012), Lanzoni (2013), Hamburguer (2014), Landau (2014), Hall (2015), Pereira e Miranda (2016), Butruce (2017), Junqueira (2017), Paula e Serni (2017), Pereira (2017), Sijll (2017), Takeuchi (2017), Araujo (2018), Hoser (2018), Scansani (2019), Silva e Henriques (2020), Brown (2022) e Lessa, Gomes e Freitas (2022). After the analysis, it was possible to verify how the art direction and photography direction contribute to the narrative, in addition to exploring the signs present in the musical film “Sonho” (BERNARDT, 2021). The analysis made on the work contributes to the area of communication by identifying the attribution of meanings to the images through the techniques of art direction and photography direction, adding to the narrative and to the interpretation of the story. Its effects on the image go beyond simple embellishment: they give the image an emotional and sensorial charge; contribute to the narrative; contextualize the characters; promote reflection; and lead to the reading and interpretation of the spectators. It was also possible to observe how the film “Sonho” (BERNARDT, 2021) and the song “Sonho” (COALA RECORDS, 2021) contribute to awareness and representation.en_US
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectCOMUNICAÇÃOpt_BR
dc.subjectDIREÇÃO DE ARTEpt_BR
dc.subjectDIREÇÃO DE FOTOGRAFIApt_BR
dc.subjectSEMIÓTICApt_BR
dc.subjectFILME MUSICALpt_BR
dc.subjectNEGO BALApt_BR
dc.subjectSONHOpt_BR
dc.subjectCOMMUNICATIONen_US
dc.subjectART DIRECTIONen_US
dc.subjectPHOTOGRAPHY DIRECTIONen_US
dc.subjectSEMIOTICSen_US
dc.subjectMUSIC VIDEOen_US
dc.titleDa boca do lixo para o mundo: direção de arte, direção de fotografia e semiótica na narrativa do filme musical “Sonho”pt_BR
dc.typeMonografia-
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-
dc.degree.departmentEscola de Comunicação, Artes e Design-
dc.degree.localPorto Alegre-
dc.degree.levelGraduação-
dc.degree.date2022/1-
dc.degree.graduationPublicidade e Propaganda-
Aparece en las colecciones:TCC Publicidade e Propaganda

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2022_1_VICENTE_SCHUMACHER_MACHADO_TCC.pdfTexto completo1,35 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.