Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/26612
Tipo: Monografia
Título: A percepção do consumidor hétero masculino da geração Z sobre a comunicação das marcas
Autor(es): Fagundes, João Leonardo
Orientador: Trindade, Cláudia Bromirsky
Data de Publicação: 2022
Palavras-chave: COMUNICAÇÃO E MARKETING
POSICIONAMENTO DE MARCA
GERAÇÃO Z
HÉTERO MASCULINO
CONSUMIDOR
COMMUNICATION AND MARKETING
BRAND POSITIONING
GENERATION Z
STRAIGHT MALE
CONSUMER
Resumo: Essa pesquisa busca responder o seguinte questionamento: de que maneira podemos compreender a relação do público hétero masculino com as marcas e qual a percepção que esses consumidores têm sobre elas? Para tanto, os objetivos são: apresentar campanhas publicitárias de marcas que reconhecem o novo consumidor hétero masculino; caracterizar quem é o público hétero masculino na sociedade atual; investigar a percepção dos jovens sobre o papel do consumidor hétero masculino no mercado atual; averiguar as motivações dos jovens héteros masculinos em relação às marcas que consomem e se identificam; e refletir como poderá ser a relação do público hétero masculino com as marcas e como elas se relacionarão com esse novo consumidor. Dessa forma, esse estudo exploratório e qualitativo conta com três técnicas de coleta de dados: a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental, e entrevistas em profundidade, realizadas com jovens consumidores héteros masculinos da Geração Z. Para análise dos dados coletados, optou-se pela análise de conteúdo categorial. Em termos gerais, pode-se perceber que os jovens investigados se caracterizam como hétero masculino, uma vez que sentem atração em relação ao sexo oposto. No que se refere ao comportamento, pode-se entender que esses jovens indicam não serem como os héteros masculinos das gerações antigas, que sentem necessidade constante de se mostrar rude, forte, corajoso e insensível. Quanto às relações com as marcas, esse consumidor está atento aos posicionamentos delas e realizam diversas pesquisas antes de adquirir um produto. Das marcas, os jovens esperam que haja nitidez de seu posicionamento, interesse e engajamento em causas sociais, assim como interação, qualidade dos produtos e preço justo.
This research seeks to answer the following question: how can we understand the relationship of the straight male audience with brands and what is the perception that these consumers have about them? To this end, the objectives are: to presente advertising campaigns for brands that recognize the new straight male consumer; to characterize who the straight male audience is in today's society; to investigate the perception of young people about the role of the straight male consumer in the current market; to investigate the motivations of young straight men in relation to the brands they consume and identify with; and reflect on how the relationship of the straight male audience with the brands could be and how they will relate to this new consumer. Thus, this exploratory and qualitative study relies on three data collection techniques: bibliographic research, documental research, and in-depth interviews, carried out with young male hetero consumers of Generation Z. categorical contente analysis. In general terms, it can be seen that the young people investigated are characterized as straight male, since they are attracted to the opposite sex. In terms of behavior, these young people indicate that they are not like the male heteros of older generations, who feel a constant need to be rude, strong, courageous and insensitive. As for relationships with brands, this consumer is attentive to their positioning and conducts several researches before purchasing a product. From brands, young people expect their positioning, interest and engagement in social causes to be clear, as well as interaction, product quality and fair prices.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26612
Aparece nas Coleções:TCC Publicidade e Propaganda

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_1_JOAO_LEONARDO_FAGUNDES_TCC.pdfTexto completo725,61 kBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.