Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Trindade, Cláudia Bromirsky | - |
dc.contributor.author | Santos, Álvaro Aranda dos | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-04T16:29:39Z | - |
dc.date.available | 2024-09-04T16:29:39Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10923/26613 | - |
dc.description.abstract | A presente monografia busca responder a seguinte questão: qual a relação do estudante com a transição proporcionada pelo Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)? Para chegar em uma resposta, definiu-se como objetivos: ponderar a escolha dos temas e os interesses acadêmicos e profissionais dos estudantes; abordar os sentimentos resultantes desta fase final da graduação; explorar o processo de transição e a influência do TCC como um ritual; e refletir sobre o processo de desenvolvimento do TCC de um ponto de vista participativo, gerando contribuições para o processo. O formato que temos é de um estudo exploratório e qualitativo, construído a partir de três técnicas de coleta de dados: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e entrevista em profundidade com profissionais das áreas da Psicologia e Comunicação. Na análise dos resultados, empregou-se a técnica de análise de conteúdo categorial. De forma geral, a relação do estudante com o período que envolve o TCC pressupõe uma série de sentimentos conflitantes. É um processo desafiador, de transição, repleto de uma tensão motivada por diversos fatores biopsicossociais. Compreender tais fatores nos permitirá uma preparação para trabalhos futuros, e, sobretudo, para momentos de transição. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present paper aims to answer the question: what is a student's relationship with the transition phase an Undergraduate Thesis generates? The following research goals were established to reach an answer: ponder the subject choices and the student's academic and professional interests; approach the feelings that result from this final phase in one's undergraduate life; explore the transition process and the Undergraduate Thesis as a ritual, and reflect on the thesis development process from a participative point of view that enriches it. The paper format is based on exploratory and qualitative research, built from three data collection techniques: bibliographic research, documental research, and in-depth interviews with Psychology and Communication professionals. The analysis of the results makes use of categorical content analysis. Overall, one's relationship with the Undergraduate Thesis assumes a series of conflicting feelings - it's a challenging transition process, filled with tension that arises from different biopsychosocial factors. Comprehending these factors prepares us for future academic research and, foremost, for transition phases. | en_US |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | COMUNICAÇÃO | pt_BR |
dc.subject | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | pt_BR |
dc.subject | GRADUAÇÃO | pt_BR |
dc.subject | RITOS DE PASSAGEM | pt_BR |
dc.subject | EXPECTATIVAS | pt_BR |
dc.subject | COMMUNICATION | en_US |
dc.subject | UNDERGRADUATE THESIS | en_US |
dc.subject | UNDERGRADUATE STUDIES | en_US |
dc.subject | RITES OF PASSAGE | en_US |
dc.subject | EXPECTATIONS | en_US |
dc.title | O TCC e o seu processo : uma reflexão sobre as implicações desta fase na vida do estudante | pt_BR |
dc.type | Monografia | - |
dc.degree.grantor | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | - |
dc.degree.department | Escola de Comunicação, Artes e Design | - |
dc.degree.local | Porto Alegre | - |
dc.degree.level | Graduação | - |
dc.degree.date | 2022/2 | - |
dc.degree.graduation | Publicidade e Propaganda | - |
Aparece nas Coleções: | TCC Publicidade e Propaganda
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