Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/26613
Registro Completo de Metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTrindade, Cláudia Bromirsky-
dc.contributor.authorSantos, Álvaro Aranda dos-
dc.date.accessioned2024-09-04T16:29:39Z-
dc.date.available2024-09-04T16:29:39Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/26613-
dc.description.abstractA presente monografia busca responder a seguinte questão: qual a relação do estudante com a transição proporcionada pelo Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)? Para chegar em uma resposta, definiu-se como objetivos: ponderar a escolha dos temas e os interesses acadêmicos e profissionais dos estudantes; abordar os sentimentos resultantes desta fase final da graduação; explorar o processo de transição e a influência do TCC como um ritual; e refletir sobre o processo de desenvolvimento do TCC de um ponto de vista participativo, gerando contribuições para o processo. O formato que temos é de um estudo exploratório e qualitativo, construído a partir de três técnicas de coleta de dados: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e entrevista em profundidade com profissionais das áreas da Psicologia e Comunicação. Na análise dos resultados, empregou-se a técnica de análise de conteúdo categorial. De forma geral, a relação do estudante com o período que envolve o TCC pressupõe uma série de sentimentos conflitantes. É um processo desafiador, de transição, repleto de uma tensão motivada por diversos fatores biopsicossociais. Compreender tais fatores nos permitirá uma preparação para trabalhos futuros, e, sobretudo, para momentos de transição.pt_BR
dc.description.abstractThe present paper aims to answer the question: what is a student's relationship with the transition phase an Undergraduate Thesis generates? The following research goals were established to reach an answer: ponder the subject choices and the student's academic and professional interests; approach the feelings that result from this final phase in one's undergraduate life; explore the transition process and the Undergraduate Thesis as a ritual, and reflect on the thesis development process from a participative point of view that enriches it. The paper format is based on exploratory and qualitative research, built from three data collection techniques: bibliographic research, documental research, and in-depth interviews with Psychology and Communication professionals. The analysis of the results makes use of categorical content analysis. Overall, one's relationship with the Undergraduate Thesis assumes a series of conflicting feelings - it's a challenging transition process, filled with tension that arises from different biopsychosocial factors. Comprehending these factors prepares us for future academic research and, foremost, for transition phases.en_US
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectCOMUNICAÇÃOpt_BR
dc.subjectTRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSOpt_BR
dc.subjectGRADUAÇÃOpt_BR
dc.subjectRITOS DE PASSAGEMpt_BR
dc.subjectEXPECTATIVASpt_BR
dc.subjectCOMMUNICATIONen_US
dc.subjectUNDERGRADUATE THESISen_US
dc.subjectUNDERGRADUATE STUDIESen_US
dc.subjectRITES OF PASSAGEen_US
dc.subjectEXPECTATIONSen_US
dc.titleO TCC e o seu processo : uma reflexão sobre as implicações desta fase na vida do estudantept_BR
dc.typeMonografia-
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-
dc.degree.departmentEscola de Comunicação, Artes e Design-
dc.degree.localPorto Alegre-
dc.degree.levelGraduação-
dc.degree.date2022/2-
dc.degree.graduationPublicidade e Propaganda-
Aparece nas Coleções:TCC Publicidade e Propaganda

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_2_ALVARO_ARANDA_DOS_SANTOS_TCC.pdfTexto completo730,22 kBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.