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https://hdl.handle.net/10923/26613
Tipo: | Monografia |
Título: | O TCC e o seu processo : uma reflexão sobre as implicações desta fase na vida do estudante |
Autor(es): | Santos, Álvaro Aranda dos |
Orientador: | Trindade, Cláudia Bromirsky |
Data de Publicação: | 2022 |
Palavras-chave: | COMUNICAÇÃO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO GRADUAÇÃO RITOS DE PASSAGEM EXPECTATIVAS COMMUNICATION UNDERGRADUATE THESIS UNDERGRADUATE STUDIES RITES OF PASSAGE EXPECTATIONS |
Resumo: | A presente monografia busca responder a seguinte questão: qual a relação do estudante com a transição proporcionada pelo Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)? Para chegar em uma resposta, definiu-se como objetivos: ponderar a escolha dos temas e os interesses acadêmicos e profissionais dos estudantes; abordar os sentimentos resultantes desta fase final da graduação; explorar o processo de transição e a influência do TCC como um ritual; e refletir sobre o processo de desenvolvimento do TCC de um ponto de vista participativo, gerando contribuições para o processo. O formato que temos é de um estudo exploratório e qualitativo, construído a partir de três técnicas de coleta de dados: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e entrevista em profundidade com profissionais das áreas da Psicologia e Comunicação. Na análise dos resultados, empregou-se a técnica de análise de conteúdo categorial. De forma geral, a relação do estudante com o período que envolve o TCC pressupõe uma série de sentimentos conflitantes. É um processo desafiador, de transição, repleto de uma tensão motivada por diversos fatores biopsicossociais. Compreender tais fatores nos permitirá uma preparação para trabalhos futuros, e, sobretudo, para momentos de transição. The present paper aims to answer the question: what is a student's relationship with the transition phase an Undergraduate Thesis generates? The following research goals were established to reach an answer: ponder the subject choices and the student's academic and professional interests; approach the feelings that result from this final phase in one's undergraduate life; explore the transition process and the Undergraduate Thesis as a ritual, and reflect on the thesis development process from a participative point of view that enriches it. The paper format is based on exploratory and qualitative research, built from three data collection techniques: bibliographic research, documental research, and in-depth interviews with Psychology and Communication professionals. The analysis of the results makes use of categorical content analysis. Overall, one's relationship with the Undergraduate Thesis assumes a series of conflicting feelings - it's a challenging transition process, filled with tension that arises from different biopsychosocial factors. Comprehending these factors prepares us for future academic research and, foremost, for transition phases. |
URI: | https://hdl.handle.net/10923/26613 |
Aparece nas Coleções: | TCC Publicidade e Propaganda
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