Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/26631
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorKurtz, Gabriela-
dc.contributor.authorAlf, Jeferson Filicetti-
dc.date.accessioned2024-09-06T16:27:26Z-
dc.date.available2024-09-06T16:27:26Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/26631-
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo compreender a visão dos colaboradores de empresas sobre a estratégia do uso de dados para guiar decisões, procurando entender como as empresas estão utilizando a estratégia de Data Driven. Para compreender a questão foram ouvidos 5 profissionais que ocupam cargos que estejam aptos a tomar decisões dentro de organizações. Durante a parte teórica foi abordada a construção e posicionamento de marca, bem como comportamento do consumidor e definições sobre análise de dados e volume de informações gerados a nível mundo. Para desenvolvimento da metodologia deste trabalho, foram utilizadas as técnicas de pesquisa bibliográfica e também de entrevista. Para um melhor entendimento do material coletado, as entrevistas foram colocadas em categorias. Entre elas estão explícitos os objetivos deste trabalho: estrutura elaborada pela empresa para a estratégia; inserção dos dados para construção de marca e posicionamento; e desafios e barreiras enfrentadas. Foi possível compreender por meio da investigação que, as empresas percorrem um caminho contínuo de construção de uma estrutura de dados e utilizam estas análises para a otimização de processos internos e externos da companhia, como otimização de estoques, redução de custos e aprimoramento da entrega de mídia. Entre os desafios e barreiras, os principais estão a cultura interna da companhia, com grande curva de aprendizado e também o custo implicado em estabelecer uma estrutura de dados.pt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to understand the vision utilized by company employees regarding strategic data utilization to guide decision-making processes, and sought to understand how companies utilize data driven strategies. The study sample included five professionals that were heard regarding their decision-making capacity within their organizations. The theoretical session of this study encompassed brand construction, design and brand positioning, as well as the consumer’s behavior, data analysis definitions and volume of informations worldwide. The study’s methodology included interview and literature review. To better understand the data collected, interview surveys were categorized according to this study’s goals: Company’s structure strategy; data insertion for brand construction and brand positioning; and barriers and challenges faced by companies. This study’s data revealed that companies follow a continuous pathway of analyzed structural data construction to optimize external and internal processes, as well as inventory optimization, cost reduction, and media delivery improvements. The main barriers and challenges found included individual company’s internal culture, steep learning curve, and the cost involved to establish data structures.en_US
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectCOMUNICAÇÃOpt_BR
dc.subjectPOSICIONAMENTO DE MARCApt_BR
dc.subjectANÁLISE DE DADOSpt_BR
dc.subjectCOMMUNICATIONen_US
dc.subjectBRAND POSITIONINGen_US
dc.subjectDATA DRIVENen_US
dc.subjectDATA ANALYSISen_US
dc.subjectBUSINESS INTELLIGENCEen_US
dc.title"Ser orientado a dados no discurso é muito bonito, mas, na prática, é sempre um processo em construção”: a visão sobre data driven e posicionamento de marca por parte dos colaboradores aptos a tomar decisões em empresaspt_BR
dc.typeMonografia-
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-
dc.degree.departmentEscola de Comunicação, Artes e Design-
dc.degree.localPorto Alegre-
dc.degree.levelGraduação-
dc.degree.date2020/1-
dc.degree.graduationPublicidade e Propaganda-
Aparece en las colecciones:TCC Publicidade e Propaganda

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2020_1_JEFERSON_FILICETTI_ALF_TCC.pdfTexto completo1,25 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.