Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/26631
Type: Monografia
Title: "Ser orientado a dados no discurso é muito bonito, mas, na prática, é sempre um processo em construção”: a visão sobre data driven e posicionamento de marca por parte dos colaboradores aptos a tomar decisões em empresas
Author(s): Alf, Jeferson Filicetti
Advisor: Kurtz, Gabriela
Issue Date: 2020
Keywords: COMUNICAÇÃO
POSICIONAMENTO DE MARCA
ANÁLISE DE DADOS
COMMUNICATION
BRAND POSITIONING
DATA DRIVEN
DATA ANALYSIS
BUSINESS INTELLIGENCE
Abstract: O presente trabalho tem por objetivo compreender a visão dos colaboradores de empresas sobre a estratégia do uso de dados para guiar decisões, procurando entender como as empresas estão utilizando a estratégia de Data Driven. Para compreender a questão foram ouvidos 5 profissionais que ocupam cargos que estejam aptos a tomar decisões dentro de organizações. Durante a parte teórica foi abordada a construção e posicionamento de marca, bem como comportamento do consumidor e definições sobre análise de dados e volume de informações gerados a nível mundo. Para desenvolvimento da metodologia deste trabalho, foram utilizadas as técnicas de pesquisa bibliográfica e também de entrevista. Para um melhor entendimento do material coletado, as entrevistas foram colocadas em categorias. Entre elas estão explícitos os objetivos deste trabalho: estrutura elaborada pela empresa para a estratégia; inserção dos dados para construção de marca e posicionamento; e desafios e barreiras enfrentadas. Foi possível compreender por meio da investigação que, as empresas percorrem um caminho contínuo de construção de uma estrutura de dados e utilizam estas análises para a otimização de processos internos e externos da companhia, como otimização de estoques, redução de custos e aprimoramento da entrega de mídia. Entre os desafios e barreiras, os principais estão a cultura interna da companhia, com grande curva de aprendizado e também o custo implicado em estabelecer uma estrutura de dados.
This study aimed to understand the vision utilized by company employees regarding strategic data utilization to guide decision-making processes, and sought to understand how companies utilize data driven strategies. The study sample included five professionals that were heard regarding their decision-making capacity within their organizations. The theoretical session of this study encompassed brand construction, design and brand positioning, as well as the consumer’s behavior, data analysis definitions and volume of informations worldwide. The study’s methodology included interview and literature review. To better understand the data collected, interview surveys were categorized according to this study’s goals: Company’s structure strategy; data insertion for brand construction and brand positioning; and barriers and challenges faced by companies. This study’s data revealed that companies follow a continuous pathway of analyzed structural data construction to optimize external and internal processes, as well as inventory optimization, cost reduction, and media delivery improvements. The main barriers and challenges found included individual company’s internal culture, steep learning curve, and the cost involved to establish data structures.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26631
Appears in Collections:TCC Publicidade e Propaganda

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_1_JEFERSON_FILICETTI_ALF_TCC.pdfTexto completo1,25 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.