Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/26635
Tipo: Monografia
Título: O papel do music branding na construção da identidade de marca: uma análise da metodologia Concept da Bananas Music Branding
Autor(es): Gambim, Marina Cardozo
Orientador: Paludo, Ticiano Ricardo
Fecha de Publicación: 2020
Palabras clave: COMUNICAÇÃO
MÚSICA
IDENTIDADE DE MARCA
BANANAS MUSIC BRANDING
COMMUNICATION
MUSIC
MUSIC BRANDING
BRAND IDENTITY
Resumen: A presente monografia tem como principal objetivo compreender a importância do music branding na construção da identidade de marca. Portanto, a problema de pesquisa é “Qual o papel do music branding na construção da identidade da marca?” Para tangibilizar o estudo, será analisada a metodologia Concept, nosso objeto de análise, desenvolvida pela empresa Bananas Music Branding, para construção da identidade musical de uma marca e auxílio na criação de playlists e curadoria musical para marcas. Para embasamento teórico, são abordadas as características de marca, bem como seu desmembramento em temas como identidade de marca e persona de marca, além de mudanças macroambientais que levam ao surgimento do music branding. No contexto do music branding, são entendidos os aspectos do som e da música, e os efeitos conscientes e inconscientes da música no nosso cérebro. As técnicas de pesquisa utilizadas para construção desta monografia, caracterizada como uma pesquisa exploratória, do tipo qualitativa, são as pesquisas bibliográfica e documental, bem como entrevista em profundidade. Estas técnicas foram caracterizadas como métodos de coleta para realizar um estudo de caso. A fundamentação teórica deste trabalho está baseada, principalmente, em Schmitt (1999), Kapferer (2004 [1991]), Sacks (2007), Levitin (2011), Guerra (2013), Lopes (2015), Paludo (2017) e Pichl et. al (2016, 2017). Ao final, o estudo permite a compreensão do papel do music branding na identidade de marca, em nível consciente e inconsciente, mostrando que a música contribui para a construção da identidade de marca e para gerar relações fortes e laços afetivos com o consumidor, sendo protagonista, e não coadjuvante como antes era encarada pelo mercado publicitário.
The main objective of this monograph is to understand the importance of music branding in the construction of the brand identity. Therefore, the research problem is "What is the role of music branding in the creation and construction of the brand identity?" To make the study tangible, the Concept methodology, our object of analysis, developed by the company Bananas Music Branding, will be analyzed to build the musical identity of a brand and aid in the creation of playlists and musical curatorship for brands. For theoretical support, brand characteristics are addressed, as well as their breakdown into themes such as brand identity and brand persona, in addition to macro-environmental changes that lead to the emergence of music branding. In the context of music branding, aspects of sound and music are understood, as well as the conscious and unconscious effects of music on our brain. The research techniques used to construct this monograph, characterized as an exploratory, qualitative research, are bibliographic and documentary research, as well as an in-depth interview. These techniques were characterized as collection methods to carry out a case study. The theoretical foundation of this study is based mainly on Schmitt (1999), Kapferer (2004 [1991]), Sacks (2007), Levitin (2011), Guerra (2013), Lopes (2015), Paludo (2017) and Pichl et. al (2016, 2017). In the end, the study allows the understanding of the value of music branding in the brand identity, at a conscious and unconscious level, showing that music contributes to the construction of the brand identity and to generate strong relationships and affective bonds with the consumer, being the protagonist, and not supporting as previously seen by the advertising market.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26635
Aparece en las colecciones:TCC Publicidade e Propaganda

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