Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/26643
Tipo: Monografia
Título: Astrologia empresarial: possibilidades de atuação para o marketing e comunicação
Autor(es): Kehrwald, Paola
Orientador: Trindade, Cláudia Bromirsky
Data de Publicação: 2021
Palavras-chave: COMUNICAÇÃO
MARKETING
ASTROLOGIA
ASTROLOGIA EMPRESARIAL
PERCEPÇÃO DE ESPECIALISTAS E GESTORES
COMMUNICATION
ASTROLOGY
BUSINESS ASTROLOGY
BRAND MANAGERS
Resumo: A presente monografia tem como problema de pesquisa a seguinte questão: “De que forma a Astrologia pode ser utilizada no marketing e na comunicação para tomada de decisões dos gestores de marca?”. Para tanto, tem-se como objetivo geral: conhecer os princípios da Astrologia aplicada ao marketing e comunicação e específicos: averiguar a percepção de profissionais da área da Astrologia Empresarial sobre sua intervenção efetiva nos negócios e a opinião de empresários e gestores sobre a contratação deste serviço; e refletir sobre as possibilidades em se abordar a Astrologia nas organizações em benefício dos negócios e comunicação das marcas. Para auxiliar a embasar o estudo, contamos com as visões dos estudiosos, autores do marketing e comunicação, e especialistas da área. O trabalho apresenta as mudanças do marketing, do consumidor mais informado e a humanização das marcas, trazendo um marketing holístico. Além do contexto sobre o tema Astrologia, desde os primórdios, para enfatizar o quanto este tema é antigo.Os principais autores utilizados na pesquisa são: Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017), Kotler e Keller (2012), Maffesoli (2010), Morin (2008) e Bernis (2000). Além dos autores, utilizamos de estudos e pesquisas em sites, como Rock Content (2020), Peopleastrology (2018), Novaes Escola de Marketing (2019) e WeMystic Brasil (2020). Essa pesquisa é de caráter exploratório e natureza qualitativa, e utiliza, como técnicas de coleta de dados, a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e entrevistas em profundidade com 2 especialistas em astrologia empresarial e 2 gestores/empreendedores. Para análise dos dados, optou-se pela análise de conteúdo categorial. Ao realizar o estudo, percebemos que o mercado está mais aberto e holístico e as marcas, por conta disso, buscam humanizar seu marketinge suas ações. Observamos um grande crescimento de atuação da astrologia empresarial, que pode ser usada no planejamento das empresas, auxiliando em diversas funções, como criar um produto e assessorarna gestão de riscos. Além disso, pode-se perceber que empresários e gestores demonstram interesse em implementar essa ferramenta em seus negócios, como um trabalho contínuo ou por atividade.
This monograph has the following question as a research problem: "How can Astrology be used in marketing and communication for decision-making by brand managers?" Therefore, the general objective is: to know the principles of Astrology applied to marketing and communication and specifics: investigate the perception of professionals in the field of Business Astrology about their effective intervention in business and the opinion of entrepreneurs and managers about hiring this service and reflect on the possibilities of approaching Astrology in organizations for the benefit of business and brand communication. To help support the study, we rely on the views of scholars, marketing and communication authors, and experts in the field. The work presents the changes in marketing, a more informed consumer and the humanization of brands, bringing a holistic marketing. In addition to the context on the topic, from the beginnings to emphasize how old this topic is. The main authors used in the research are: Kotler, Kartajaya and Setiawan (2017), Kotler and Keller (2012), Maffesoli (2010), Morin (2008), Bernis (2000). In addition to the authors, we use studies and research sites such as Rock Content (2020), Peopleastrology (2018), Novaes Escola de Marketing (2019), WeMystic Brasil (2020). This research is exploratory and qualitative in nature, and uses, as data collection techniques, bibliographic research, documental research and in-depth interviews with 2 specialists in business astrology and 2 managers/ entrepreneurs. For data analysis, categorical content analysis was chosen. For data analysis, categorical content analysis was chosen. When carrying out the study, we realized that the market is more open and holistic and brands, because of this, seek to humanize their marketing and actions. We have seen a great growth in the performance of business astrology, which can be used in business planning, helping in various functions, such as creating a product and helping with risk management. In addition, it can be seen that entrepreneurs and managers show interest in implementing this tool in their business, as a continuous work or by activity.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26643
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