Resumo: | Esta pesquisa tem o intuito de entender qual é o papel e a relevância do profissional de retoque e pós produção dentro do mercado da moda e da fotografia e como esta relação se desdobra na comunicação e na publicidade de moda. Este estudo começa entendendo a história e a relevância da moda de forma mais abrangente desde os seus primórdios, buscando entender como essa indústria se fortaleceu e como se deu o seu processo de midiatização através do tempo. Para isso, recorre-se a diferentes autores como Erika Palomino e Massimo Baldini. Também é abordado o que se constitui como fotografia de moda, e ainda dentro deste universo, a moda editorial e a relação com as revistas impressas que foram - e ainda são - a base de sustentação e referência mundial do mercado de moda, analisando e mostrando materiais das principais mídias impressas do mundo como Vogue e Harper's Bazaar. E, após esse momento, é entendido o que é a pós produção e mais especificamente o retoque fotográfico, quais são suas categorias, a diferença entre o manipulador de imagem, o diretor de arte e o retocador fotográfico e como o mercado se subdivide. Também são trazidos mais detalhes sobre o mercado de arte digital de modo geral. Assim, após todas as considerações levantadas, foi feita uma análise da percepção de profissionais relevantes em cada uma das áreas de interesse dessa pesquisa: sendo um retocador de moda, um publicitário de agência especializada em moda, uma editora de moda e beleza da revista Cláudia e um fotógrafo de moda, a fim de responder, de fato, qual é o papel e relevância do retocador fotográfico dentro do mercado da moda. Percebeu-se, por meio da visão desses profissionais que o retoque fotográfico é extremamente relevante mesmo que estejamos em um período em que o que está na moda é exaltar a naturalidade, sendo justamente isso que transforma o trabalho do retocador fotográfico de moda em algo ainda mais essencial e complexo. This research has the purpose to understand what’s the relevance of retouchers and post production professionals inside the fashion and photography market, and how this relationship unfolds in fashion advertising and communication. This study starts understanding the history and relevance of fashion in a more comprehensive way since its beginnings, searching to understand how this industry got stronger and how its mediatization process tooks a place through the time. For that, we resort to different authors like Erika Palomino and Massimo Baldini. Also, we talk about what is fashion photography and what it takes to be considered fashion photography material. Still inside this universe we explore editorial fashion and its relation with magazines that are the support base and world reference to the fashion market, analyzing and showing materials of the main print media vehicles in the world like Vogue and Harper's Bazaar. After that, it's understood what’s photography retouching, what categories this area has and the difference between creative retoucher and image manipulator, art director photography retoucher and how this market is subdivided. More details are also brought about the digital art market in general. So after all the consideration raised, a market analysis was made with one relevant professional in each area of interest for this research, being them: a fashion retoucher, an an advertiser who works for an agency specializing in fashion, a fashion editor of Claudia magazine and a fashion photographer, in order to answer what is the role and relevance of fashion retouch professional inside fashion market. It was realized that, through this professionals vision, the photography retouch is extremely relevant even in a period when fashion is about extolling naturalness, which is exactly what transforms the fashion retoucher work into something even more special and relevant. |