Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/26660
Tipo: Monografia
Título: O mistério do baixinho que sumiu: marketing de nostalgia como estratégia de branding e promoção do seriado Stranger Things no Brasil
Autor(es): Hoppen, Franciellen Franz
Orientador: Kurtz, Gabriela Birnfeld
Fecha de Publicación: 2020
Palabras clave: MARKETING DE NOSTALGIA
COMUNICAÇÃO
NETFLIX BRASIL
MARKETING OF NOSTALGIA
COMMUNICATION
BRANDING
NETFLIX BRAZIL
STRANGER THINGS
Resumen: Esta monografia apresenta como objetivo principal o estudo das estratégias de branding usadas na promoção e comercialização do seriado Stranger Things no Brasil. A primeira teoria pesquisada foi marketing de nostalgia e a forma como foi utilizado pelas marcas, servindo para atrair audiência como por exemplo os kidults. Foram abordados exemplos através de cases, além de maneiras de como ele se manifesta especificamente no branding de Stranger Things. A segunda estratégia de comunicação do Netflix Brasil foi através de redes sociais em sites de mídias sociais on-line, tais como Facebook e Instagram, com foco principal no You Tube. Foram analisados métodos de aplicação da cultura da participação e da cultura da convergência. Por fim, foi estudado como os modelos de marketing (do 1.0 ao 3.0) se tornaram presentes na promoção do seriado, de acordo com as teorias de Kotler, Keller e Kartajaya. As técnicas utilizadas foram: pesquisa exploratória bibliográfica e documental; análise de conteúdo de 124 comentários dos dois vídeos de lançamento da série da página do You Tube da Netflix Brasil. O primeiro vídeo foi de estreia da primeira temporada, intitulado de “Xuxa e o baixinho que sumiu”. Para divulgação da segunda temporada, foi lançado o segundo vídeo chamado: “Bagulhos sinistros ft. Chiquinha”. A partir do uso das metodologias e a coleta de resultados, foi possível entender o relacionamento da Netflix com seu público e a relevância e importância das estratégias de branding usadas no marketing de Stranger Things. Após a aplicação das técnicas foram criadas diversas categorias de comentários, tanto para os positivos quanto para os negativos. O feedback dos usuários demonstrou as diversas reações e sentimentos provocados pelo vídeo. Entre eles, o medo, a nostalgia, a surpresa e também a felicidade. Com isso, foi gerada uma alta expectativa para as temporadas que estavam por vir, por parte do público.
This monograph presents the study of branding strategies used in the promotion and marketing of the series Stranger Things in Brazil. The first theory researched was nostalgia marketing and the way it was used by brands, serving to attract audiences such as kidults. Examples were approached through cases, as well as ways in which it manifests itself specifically in the branding of Stranger Things. The second Netflix Brazil communication strategy was through social networks in on-line social media sites, such as Facebook and Instagram, with main focus on You Tube. Methods of applying the culture of participation and the culture of convergence were analyzed. Finally, it was studied how marketing models (from 1.0 to 3.0) became present in the promotion of the series, according to the theories of Kotler, Keller and Kartajaya. The techniques used were: bibliographic and documental exploratory research; content analysis of 124 comments from the two videos of the Netflix Brazil You Tube page series. The first video was the debut of the first season, titled “Xuxa e o baixinho que desapareceu”. To promote the second season, the second video was released called “Bagulhos sinistros ft. Chiquinha”. Using methodologies and the collection of results, it was possible to understand Netflix's relationship with its audience and the relevance and importance of the branding strategies used in Stranger Things marketing. After applying the techniques, several categories of comments were created, both for positive and negative. The feedback from users demonstrated the various reactions and feelings provoked by the video. Among them, fear, nostalgia, surprise and also happiness. With this, a high expectation was generated for the coming seasons by the public.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26660
Aparece en las colecciones:TCC Publicidade e Propaganda

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2020_2_FRANCIELLEN_FRANZ_HOPPEN_TCC.pdfTexto completo1,64 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.