Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/26663
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, Andréia Mendes dos
dc.contributor.authorMaia, Maria Inete Rocha
dc.date.accessioned2024-09-12T12:04:25Z-
dc.date.available2024-09-12T12:04:25Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/26663-
dc.description.abstractEsta pesquisa abordou a pastoral escolar na perspectiva da educação integral das infâncias maristas, considerando que a educação marista carrega em sua proposta uma intencionalidade evangelizadora. Diante dos avanços e das exigências do contexto educacional, a pastoral escolar, inserida nas instituições de educação confessional católica enfrenta, o desafio de uma atuação cada vez mais articulada com o currículo. Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar como a pastoral escolar contribui para a efetivação do currículo integral da educação infantil Marista e sua intencionalidade evangelizadora. Os objetivos específicos foram: discutir os princípios estruturantes da proposta educativa marista; verificar como os educadores compreendem e vivenciam a intencionalidade evangelizadora da proposta educativa marista; e identificar como as ações e estratégias da pastoral escolar se articulam com os demais serviços oferecidos pelas escolas maristas. A partir de uma metodologia mista, com pesquisa quantitativa e qualitativa, foram realizados procedimentos para aproximação com os dados: o método de pesquisa documental, com base nos documentos de referência sobre o tema e nos documentos norteadores da educação básica do Brasil Marista, apresentando os princípios estruturantes da proposta educativa marista e dos processos pastorais para a educação infantil; questionário com educadores e grupo focal, com pastoralistas, visando à compreensão e à vivência, na prática e na experiência cotidiana, da intencionalidade e articulação da proposta pedagógico-pastoral nas escolas maristas. Para subsidiar a análise, foram adotados os preceitos da Análise de Conteúdo de Bardin, sendo os principais conceitos estudados a Educação Marista, Pastoral Escolar, Infâncias, Cotidiano e Experiência.Na análise dos resultados, foram considerados três eixos: Princípios Educacionais, Evangelização com as Infâncias e Relação Pedagógico-Pastoral. É afirmada, pelos sujeitos da pesquisa, a força da proposta educativa marista, em sua relevância e impacto no processo educativo. Da mesma forma, fica evidente a relação pedagógico-pastoral, que demarca a identidade da escola marista e promove uma educação evangelizadora de qualidade, com evidente contribuição da pastoral escolar na articulação com os demais setores da escola. A pesquisa apresenta alguns desafios no processo de formação continuada dos educadores, especialmente no que tange a compreensão do processo integrado entre pedagógico e pastoral. A dissertação também abre possibilidades de exploração de novas pesquisas, tendo em vista a amplitude do campo e a necessidade de aprofundar outros elementos.pt_BR
dc.description.abstracten_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectEDUCAÇÃO MARISTApt_BR
dc.subjectPASTORALpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.titleA pastoral escolar na perspectiva da educação integral das infâncias maristaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Humanidadespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000508726-Texto+completo-0.pdfTexto completo1,74 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.