Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Santos, Andréia Mendes dos | |
dc.contributor.author | Maia, Maria Inete Rocha | |
dc.date.accessioned | 2024-09-12T12:04:25Z | - |
dc.date.available | 2024-09-12T12:04:25Z | - |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10923/26663 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa abordou a pastoral escolar na perspectiva da educação integral das infâncias maristas, considerando que a educação marista carrega em sua proposta uma intencionalidade evangelizadora. Diante dos avanços e das exigências do contexto educacional, a pastoral escolar, inserida nas instituições de educação confessional católica enfrenta, o desafio de uma atuação cada vez mais articulada com o currículo. Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar como a pastoral escolar contribui para a efetivação do currículo integral da educação infantil Marista e sua intencionalidade evangelizadora. Os objetivos específicos foram: discutir os princípios estruturantes da proposta educativa marista; verificar como os educadores compreendem e vivenciam a intencionalidade evangelizadora da proposta educativa marista; e identificar como as ações e estratégias da pastoral escolar se articulam com os demais serviços oferecidos pelas escolas maristas. A partir de uma metodologia mista, com pesquisa quantitativa e qualitativa, foram realizados procedimentos para aproximação com os dados: o método de pesquisa documental, com base nos documentos de referência sobre o tema e nos documentos norteadores da educação básica do Brasil Marista, apresentando os princípios estruturantes da proposta educativa marista e dos processos pastorais para a educação infantil; questionário com educadores e grupo focal, com pastoralistas, visando à compreensão e à vivência, na prática e na experiência cotidiana, da intencionalidade e articulação da proposta pedagógico-pastoral nas escolas maristas. Para subsidiar a análise, foram adotados os preceitos da Análise de Conteúdo de Bardin, sendo os principais conceitos estudados a Educação Marista, Pastoral Escolar, Infâncias, Cotidiano e Experiência.Na análise dos resultados, foram considerados três eixos: Princípios Educacionais, Evangelização com as Infâncias e Relação Pedagógico-Pastoral. É afirmada, pelos sujeitos da pesquisa, a força da proposta educativa marista, em sua relevância e impacto no processo educativo. Da mesma forma, fica evidente a relação pedagógico-pastoral, que demarca a identidade da escola marista e promove uma educação evangelizadora de qualidade, com evidente contribuição da pastoral escolar na articulação com os demais setores da escola. A pesquisa apresenta alguns desafios no processo de formação continuada dos educadores, especialmente no que tange a compreensão do processo integrado entre pedagógico e pastoral. A dissertação também abre possibilidades de exploração de novas pesquisas, tendo em vista a amplitude do campo e a necessidade de aprofundar outros elementos. | pt_BR |
dc.description.abstract | | en_US |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.rights | openAccess | en_US |
dc.subject | EDUCAÇÃO MARISTA | pt_BR |
dc.subject | PASTORAL | pt_BR |
dc.subject | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.title | A pastoral escolar na perspectiva da educação integral das infâncias maristas | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.degree.grantor | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Humanidades | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.degree.level | Mestrado | pt_BR |
dc.degree.date | 2024 | pt_BR |
dc.publisher.place | Porto Alegre | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertação e Tese
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