Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/26663
Type: masterThesis
Title: A pastoral escolar na perspectiva da educação integral das infâncias maristas
Author(s): Maia, Maria Inete Rocha
Advisor: Santos, Andréia Mendes dos
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Issue Date: 2024
Keywords: EDUCAÇÃO MARISTA
PASTORAL
EDUCAÇÃO
Abstract: Esta pesquisa abordou a pastoral escolar na perspectiva da educação integral das infâncias maristas, considerando que a educação marista carrega em sua proposta uma intencionalidade evangelizadora. Diante dos avanços e das exigências do contexto educacional, a pastoral escolar, inserida nas instituições de educação confessional católica enfrenta, o desafio de uma atuação cada vez mais articulada com o currículo. Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar como a pastoral escolar contribui para a efetivação do currículo integral da educação infantil Marista e sua intencionalidade evangelizadora. Os objetivos específicos foram: discutir os princípios estruturantes da proposta educativa marista; verificar como os educadores compreendem e vivenciam a intencionalidade evangelizadora da proposta educativa marista; e identificar como as ações e estratégias da pastoral escolar se articulam com os demais serviços oferecidos pelas escolas maristas. A partir de uma metodologia mista, com pesquisa quantitativa e qualitativa, foram realizados procedimentos para aproximação com os dados: o método de pesquisa documental, com base nos documentos de referência sobre o tema e nos documentos norteadores da educação básica do Brasil Marista, apresentando os princípios estruturantes da proposta educativa marista e dos processos pastorais para a educação infantil; questionário com educadores e grupo focal, com pastoralistas, visando à compreensão e à vivência, na prática e na experiência cotidiana, da intencionalidade e articulação da proposta pedagógico-pastoral nas escolas maristas. Para subsidiar a análise, foram adotados os preceitos da Análise de Conteúdo de Bardin, sendo os principais conceitos estudados a Educação Marista, Pastoral Escolar, Infâncias, Cotidiano e Experiência.Na análise dos resultados, foram considerados três eixos: Princípios Educacionais, Evangelização com as Infâncias e Relação Pedagógico-Pastoral. É afirmada, pelos sujeitos da pesquisa, a força da proposta educativa marista, em sua relevância e impacto no processo educativo. Da mesma forma, fica evidente a relação pedagógico-pastoral, que demarca a identidade da escola marista e promove uma educação evangelizadora de qualidade, com evidente contribuição da pastoral escolar na articulação com os demais setores da escola. A pesquisa apresenta alguns desafios no processo de formação continuada dos educadores, especialmente no que tange a compreensão do processo integrado entre pedagógico e pastoral. A dissertação também abre possibilidades de exploração de novas pesquisas, tendo em vista a amplitude do campo e a necessidade de aprofundar outros elementos.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26663
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000508726-Texto+completo-0.pdfTexto completo1,74 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.