Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/26664
Type: Monografia
Title: Humanização e propósito de marca: quando isto não é uma realidade vivenciada pelas marcas
Author(s): Soares, Júlia Fay
Advisor: Trindade, Cláudia Bromirsky
Issue Date: 2021
Keywords: COMUNICAÇÃO
PROPÓSITO DE MARCA
HUMANIZAÇÃO DE MARCA
VISÃO DE ESPECIALISTAS
COMMUNICATION
MARKETING
BRAND PURPOSE
BRAND HUMANIZATION
EXPERTS' VIEW
Abstract: Esta pesquisa tem o seguinte questionamento: De que forma a sociedade reage quando uma marca dita humanizada não condiz com os valores anunciados? Portanto os objetivos são averiguar a percepção dos profissionais sobre a comunicação humanizada e transparente; investigar na perspectiva desses profissionais que impacto isso pode causar quando a marca utiliza de um discurso não condizente com suas ações; e refletir sobre os aspectos positivos e negativos que envolvem a humanização da marca sobre o ponto de vista do mercado. A metodologia deste estudo é exploratória qualitativa, o trabalho utiliza de técnicas de coleta como pesquisa bibliográfica, documental e entrevista de profundidade com especialistas e para análise dos dados utiliza de análise de conteúdo categorial. Em termos gerais pode se observar que o principal comprometimento que as marcas podem ter a não utilizar as ações que afirmam, é serem canceladas e impedir que novos consumidores que não consumam da marca, passem a repudiar por não compartilhar seus valores. Como oportunidades, este estudo apresenta que com as marcas permitindo um espaço para que os consumidores tenham a visão dos seus processos, consequentemente contribuirá para um consumo sustentável e mais consciente além de socialmente responsável.
This research has the following question: How does society react when a so-called humanized brand does not match the advertised values? Therefore, the objectives are to investigate the professionals' perception of humanized and transparent communication; investigate from the perspective of these professionals what impact this can have when the brand uses a speech that is not consistent with their actions; and reflect on the positive and negative aspects that involve the humanization of the brand from the market point of view. The methodology of this study is qualitative exploratory, the work uses collection techniques such as bibliographical research, documental and in-depth interviews with experts and for data analysis, it uses categorical content analysis. In general terms, it can be observed that the main commitment that a brand can have not to use the actions they claim, is to be canceled and to prevent new consumers who do not consume the brand, starting to reject it for not sharing its values. As opportunities, this study shows that with brands allowing space for consumers to have a vision of their processes, it will consequently contribute to sustainable and more conscious consumption, in addition to being socially responsible.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26664
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