Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/26665
Type: Monografia
Title: Marketing digital, empreendedorismo feminino e Instagram
Author(s): Tochetto, Caroline Cavagnoli
Advisor: Cunha, Karen Sica da
Issue Date: 2020
Keywords: MARKETING DIGITAL
EMPREENDEDORISMO FEMININO
ESTRATÉGIAS NAS MÍDIAS SOCIAIS
INSTAGRAM
DIGITAL MARKETING
FEMALE ENTREPRENEURSHIP
SOCIAL MEDIA STRATEGIES
Abstract: O meio digital pode ser o ponto chave para impulsionar uma marca ou empresa. Diante deste contexto, este trabalho visa responder o problema: Como o marketing digital auxilia mulheres empreendedoras através do Instagram? Tendo como objetivo geral identificar como o marketing digital se desenvolveu ao longo dos anos e como se tornou a estratégia de milhares de mulheres que decidiram empreender por meio desta plataforma, ou com o auxílio dela. Ainda, seus objetivos específicos são: apresentar o marketing digital e suas implicações no Social Media, verificar os elementos de Social Media inseridos no marketing digital e entender a sua atual presença no mercado de trabalho. Além de resgatar o breve histórico do empreendedorismo feminino a fim de entender o avanço das mulheres no mercado de trabalho, apresentar a evolução da plataforma Instagram analisando suas ferramentas e, por fim, identificar a sua influência nos negócios e projetos femininos. Para isso, foi realizada uma pesquisa do tipo exploratória, com um levantamento bibliográfico sobre o tema estudado. O estudo de caso foi realizado com doze mulheres empreendedoras, por meio de entrevistas em profundidade, através de um questionário pré-formulado com perguntas em aberto. Tal estudo possibilitou compreender, de forma mais detalhada, a história e o processo de empreendedorismo. A análise foi feita através de comparações e conexões de todas as respostas das entrevistadas, sendo possível evidenciar tendências e possíveis mudanças para o futuro, as quais foram elucidadas nas considerações finais. Também, pode-se compreender quais são as principais estratégias de marketing digital, além de perceber algumas questões que obtiveram muita relevância entre as respostas. São elas: criação de comunidades, humanização de marcas, monetização de conteúdo por meio de infoprodutos. De fato, os resultados permitiram responder ao problema de pesquisa, além de observar muitos outros aspectos referentes ao tema do estudo.
The digital medium can be the key point to boost a brand or company. Given this context, this work aims to answer the problem: How does digital marketing help women entrepreneurs through Instagram? With the general objective of identifying how digital marketing has developed over the years and how it became the strategy of thousands of women who decided to undertake through this platform, or with the help of it. Furthermore, its specific objectives are: to present digital marketing and its implications in Social Media, to verify the elements of Social Media inserted in digital marketing and to understand its current presence in the labor market. In addition to recovering the brief history of female entrepreneurship in order to understand the advancement of women in the labor market, present the evolution of the Instagram platform by analyzing its tools and, finally, identifying its influence on women’s businesses and projects. For this, an exploratory research was carried out, with a bibliographic survey on the studied subject. The case study was carried out with twelve women entrepreneurs, through a pre-formulated questionnaire with open questions. This study made it possible to understand, in a more detailed way, the history and process of entrepreneurship. The analysis was made through comparisons and connections of all the responses of the interviewees, being possible to evidence trends and possible changes for the future, which were elucidated in the final considerations. Also, it is possible to understand what are the main digital marketing strategies, in addition to perceiving some questions that obtained a lot of relevance among the answers. They are: creating communities, humanizing brands, monetizing content through infoproducts. In fact, the results made it possible to answer the research problem, in addition to observing many other aspects regarding the study's theme.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26665
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