Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/26675
Tipo: Monografia
Título: Criadores e conteúdos de moda: o impacto do fashion TikTok no consumidor
Autor(es): Kley, Eduarda Araujo
Orientador: Carvalho, Cristiane Mafacioli
Fecha de Publicación: 2023
Palabras clave: COMUNICAÇÃO
COMPORTAMENTO E CONSUMO
MODA DE LUXO
INFLUENCIADORES
COMMUNICATION
BEHAVIOR AND CONSUMPTION
LUXURY FASHION
INFLUENCERS
TIKTOK
Resumen: O presente projeto busca descobrir quais fatores contribuem para a ascensão das influenciadoras de moda de luxo, dentro da plataforma TikTok, nos últimos três anos (2021, 2022 e 2023). Para tal, utiliza como metodologia a pesquisa bibliográfica e documental. A partir do levantamento teórico são introduzidos os conceitos sobre comportamento e consumo, influência digital e canais de comunicação de moda. Também são abordados, por meio da pesquisa documental, os fatores predominantes que contribuem para o atual cenário de moda de luxo no Brasil. Tendo como objeto do estudo os perfis de duas reconhecidas influenciadoras de moda no TikTok, Malu Borges e Lelê Burnier, analisamos os conteúdos de moda publicados por elas nas mídias sociais, sob inspiração da análise de conteúdo. Como principais resultados, identificamos que o crescimento das criadoras de conteúdo de moda de luxo no Brasil se dá por uma lupa de desejo/espelhamento, identificação e inspiração de autenticidade.
The present project seeks to discover which factors contribute to the rise of luxury fashion influencers, within the TikTok platform, in the last three years (2021, 2022 and 2023). To this end, it uses bibliographic and documentary research as a methodology. From the theoretical survey, concepts about behavior and consumption, digital influence and fashion communication channels are introduced. The predominant factors that contribute to the current luxury fashion scenario in Brazil are also addressed through documentary research. Having as our object of study the profiles of two renowned fashion influencers on TikTok, Malu Borges e Lelê Burnier, we analyzed the fashion content published by them on social media, under the inspiration of content analysis. As main results, we identified that the growth of luxury fashion content creators in Brazil is due to a magnifying glass of desire/mirroring, identification and inspiration of authenticity.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26675
Aparece en las colecciones:TCC Publicidade e Propaganda

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2023_2_EDUARDA_ARAUJO_KLEY_TCC.pdfTexto completo24,47 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.