Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/26678
Tipo: Monografia
Título: O humor nas redes sociais: uma análise do McDonald’s e do Burger King no Instagram
Autor(es): Gadêa, Gabriela
Orientador: Mano, Vinicius
Fecha de Publicación: 2023
Palabras clave: HUMOR
REDES SOCIAIS
COMUNICAÇÃO
TOM DE VOZ
BRANDING
SOCIAL MEDIA
COMMUNICATION
VOICE TONE
BRAND
Resumen: As redes sociais desempenham um papel essencial na comunicação, divulgando informações e contribuindo para o entretenimento na vida contemporânea. Dentro desse cenário, o humor surge como uma estratégia de marketing explorada por marcas para atrair a atenção de maneira mais eficaz. Esta monografia tem como objetivo explorar de que forma o humor é utilizado nas redes sociais como uma ferramenta versátil para criar conexões e atingir diferentes públicos. A partir disso, o Instagram de duas marcas de fast food foram escolhidos para serem analisados: McDonald’s e Burger King. Ambas as marcas, enfrentam um mercado competitivo, mas alcançam sucesso ao criar laços significativos com público, especialmente nas plataformas digitais. A análise desta monografia é feita em 18 postagens que partem do período de janeiro de 2023 até novembro de 2023. O estudo é caracterizado como exploratório utilizando das técnicas de pesquisa bibliográfica e documental, para os capítulos teóricos e da metodologia da Análise de Conteúdo, dividida por três categorias: O contexto e ideia da postagem, os tipos de humor usado na publicação e as manifestações do humor em imagens, texto e vídeos. A partir da análise, concluiu-se que as estratégias adotadas pelo McDonald's e pelo Burger King no uso do humor justifica a importância desse elemento na construção de uma presença online envolvente e eficaz. Ambas as marcas optam por empregar o humor como uma ferramenta central para estabelecer uma conexão mais próxima com seu público. Assim, fica evidente que, ao incorporar o humor de maneira estratégica, ambas as marcas conseguem não apenas envolver, mas também construir uma comunidade virtual envolvente e participativa.
Social networks play an essential role in communication, disseminating information and contributing to entertainment in contemporary life. Within this scenario, humor emerges as a marketing strategy explored by brands to attract attention more effectively. This monograph aims to explore how humor is used on social media as a versatile tool to create connections and reach different audiences. From this, the Instagram of two fast food brands were chosen to be analyzed: McDonald’s and Burger King. Both brands face a competitive market, but are successful by creating meaningful bonds with the public, especially on digital platforms. The analysis of this monograph is carried out in 18 posts from January to November 2023. The study is characterized as exploratory using bibliographic and documentary research techniques, for the theoretical chapters and Content Analysis methodology, divided into three categories: The context and idea of the post, the types of humor used in the post and the manifestations of humor in images, text and videos. From the analysis, it was concluded that the strategies adopted by McDonald's and Burger King in the use of humor justify the importance of this element in building an engaging and effective online presence. Both brands choose to employ humor as a central tool to establish a closer connection with their audience. Therefore, it is clear that, by incorporating humor strategically, both brands are able to not only engage, but also build an engaging and participatory virtual community.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26678
Aparece en las colecciones:TCC Publicidade e Propaganda

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