Resumen: | O objetivo desta monografia é analisar e compreender como a direção de arte influenciada pelo expressionismo alemão e o surrealismo no cinema são empregadas nos videoclipes da banda Metallica, “The Unforgiven” e “Enter Sandman”, examinando sua contribuição para a narrativa visual e a experiência do espectador. O trabalho é de caráter qualitativo e do tipo exploratório e utiliza como técnicas a pesquisa bibliográfica, documental e a análise de conteúdo. A fundamentação teórica é baseada, principalmente, nos estudos de Muggiati (1985), Janotti Jr. (1997), Leão (1997), Janotti Jr. (2004), Butruce (2005), Martin (2005), Carvalho (2006), Dias (2007), Carvalho (2008), Comfort (2010), Soares (2012), Moretti (2012), Wall (2012), Merheb (2013), Hamburger (2014), Garcia (2014), Canizal (2015), Cánepa (2015), Costa (2015), Butruce (2017), Finotti (2019), Alonso (2019) e Ballerini (2020). Após análise de três frames dos videoclipes selecionados, foi possível compreender como o Metallica incorporou as influências do expressionismo alemão e surrealismo na direção de arte. A análise detalhada dos frames revelou que, enquanto "Enter Sandman" utiliza uma abordagem surrealista, "The Unforgiven" alinha-se ao expressionismo alemão, destacando a importância da utilização de referências como elementos que enriquecem uma narrativa audiovisual. The aim of this monograph is to analyze and comprehend how art direction influenced by German Expressionism and Surrealism in cinema is employed in the music videos of the band Metallica, specifically "The Unforgiven" and "Enter Sandman", examining their contribution to visual narrative and the viewer's experience. The study is qualitative and exploratory, employing bibliographic and documentary research, as well as content analysis as research techniques. The theoretical framework is primarily based on the works of Muggiati (1985), Janotti Jr. (1997), Leão (1997), Janotti Jr. (2004), Butruce (2005), Martin (2005), Carvalho (2006), Dias (2007), Carvalho (2008), Comfort (2010), Soares (2012), Moretti (2012), Wall (2012), Merheb (2013), Hamburger (2014), Garcia (2014), Canizal (2015), Cánepa (2015), Costa (2015), Butruce (2017), Finotti (2019), Alonso (2019), and Ballerini (2020). After analyzing three frames from the selected music videos, it was possible to understand how Metallica incorporated influences from German Expressionism and Surrealism into art direction. The detailed analysis of the frames revealed that while "Enter Sandman" employs a Surrealist approach, "The Unforgiven" aligns with German Expressionism, emphasizing the importance of using references as elements that enrich an audiovisual narrative. |