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dc.contributor.advisorSilva, Juremir Machado da-
dc.contributor.authorGiusti, Heloisa de Queiroz-
dc.date.accessioned2024-09-19T17:02:22Z-
dc.date.available2024-09-19T17:02:22Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/26697-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo identificar e analisar a presença do fenômeno, descrito como Felicidade Líquida, dentro do objeto de estudo. Para isso, este ficou definido como o perfil do Instagram da influenciadora digital Virginia Fonseca, mais especificamente, suas publicações em formato de foto em feed, no mês de Setembro de 2023. Sendo assim, a construção dos argumentos teóricos se deu a partir de autores, tanto das ciências humanas, quanto da comunicação, uma vez que a conceituação proposta pelo trabalho origina-se na teoria da Modernidade Líquida. Além disso, foram abordados tópicos que exploram a vida social, como a espetacularização, o Capitalismo de Consumo e a banalização da positividade, por exemplo. Da mesma forma que foram citadas ideias referentes à conexão, participação e convergência das redes, tal qual a Publicidade e a emergência dos próprios criadores de conteúdo online. O método de pesquisa utilizado foi a Análise de Conteúdo (Bardin, 2001), em que foram separadas, agrupadas e categorizadas as postagens em questão a fim de que fossem criadas hipóteses e, finalmente, inferências. Concluiu-se, então, que diferentes são os aspectos encontrados no Instagram da Virginia que favorecem a ocorrência da Felicidade Líquida, mas de forma geral, eles perpassam a sua auto espetacularização e as suas personalidades estereotipadas.pt_BR
dc.description.abstractThis present research has its main goal to identify and analyze the presence of the phenomenon, described as Liquid Joy, within its object of study. Therefore the object established is the Instagram profile of the digital influencer, Virginia Fonseca, more specifically, its photos posted in the feed during the month of September of 2023. Thus the theoric argumentation base has been constructed from both social and communication studies, considering that the concept proposed by this text is inspired by Liquid Modernity theory. Besides that, there have been presented topics that address the social life, like the spectacularization, the Consumer Capitalism and the banalization of positivity. The same way that there have been explored ideas that discuss the digital connection, participation and conversion just as the Advertising theory and the emergence of the online content creators. The method of research used was Content Analysis (Bardin, 2001), in which the images have been separated, clustered and categorized so that the hypothesis and the inference could have been done. The conclusion found is that there are different aspects of the influencer posts that support the existence of Liquid Joy. Overall, they are her self spectacularization and her stereotypical personalities.en_US
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectMODERNIDADEpt_BR
dc.subjectESPETACULARIZAÇÃOpt_BR
dc.subjectINFLUENCIADORES DIGITAISpt_BR
dc.subjectREDES SOCIAISpt_BR
dc.subjectPUBLICIDADEpt_BR
dc.subjectCONSUMOpt_BR
dc.subjectMODERNITYen_US
dc.subjectSPECTACULARIZATIONen_US
dc.subjectDIGITAL INFLUENCERSen_US
dc.subjectSOCIAL MEDIAen_US
dc.subjectADVERTISINGen_US
dc.subjectCONSUMERISMen_US
dc.titleFelicidade líquida: uma análise do fenômeno a partir dos conteúdos de Virgínia Fonseca no Instagrampt_BR
dc.typeMonografia-
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-
dc.degree.departmentEscola de Comunicação, Artes e Design-
dc.degree.localPorto Alegre-
dc.degree.levelGraduação-
dc.degree.date2023/2-
dc.degree.graduationPublicidade e Propaganda-
Aparece en las colecciones:TCC Publicidade e Propaganda

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