Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/26703
Tipo: Monografia
Título: In-game marketing: a transição entre virtual e real na franquia EA Sports FC
Autor(es): Nascimento, Leonardo Guaragna do
Orientador: Pellanda, Eduardo Campos
Fecha de Publicación: 2024
Palabras clave: IN-GAME MARKETING
GAMES
MARKETING DIGITAL
EA FC
FIFA
REALIDADE VIRTUAL
REALIDADE AUMENTADA
TRANSIÇÃO VIRTUAL-REAL
DIGITAL MARKETING
VIRTUAL REALITY
AUGMENTED REALITY
VIRTUAL-REAL TRANSITION
Resumen: O presente estudo tem como objetivo explorar a convergência entre o mundo virtual e o mundo real por meio do In-game Marketing, focando na franquia de games EA Sports FC (antigo FIFA). O trabalho analisa como as marcas utilizam do ambiente dos jogos virtuais para promoção, com destaque à importância da fidelidade a realidade do futebol para a criação de um espaço propício a sua divulgação. A pesquisa possuí como base teórica os seguintes autores: Pierre Lévy (1996,1997), Henry Jenkins (2015), David Edery e Ethan Mollick (2008), e Bruno Alnardi (2018). Por meio de pesquisa realizada em formato de questionário online, que possuía o objetivo de investigar se as marcas presentes no jogo EA FC/FIFA estão sendo lembradas pelos consumidores, foi possível concluir que as marcas que utilizam de In-game Marketing, na série EA Sports FC, são cada vez mais lembradas pelos jogadores. Com os objetivos específicos do estudo, que incluem debater o futuro do In-game Marketing, a importância das marcas para os consumidores e as formas de transição entre o real e o virtual, sendo atingidos, evidencia a relevância dessa estratégia para a experiência dos usuários.
The present study aims to explore the convergence between the virtual and real worlds through In-game Marketing, focusing on the EA Sports FC (formerly FIFA) game franchise. The work analyzes how brands use the virtual game environment for promotion, with a focus on the importance of fidelity to the reality of football for the creation of a space conducive to its dissemination. The research is based on the following theoretical authors: Pierre Lévy (1996,1997), Henry Jenkins (2015), David Edery and Ethan Mollick (2008), and Bruno Alnardi (2018). Through research conducted in the form of an online questionnaire, which aimed to investigate whether the brands present in the EA FC/FIFA game are being remembered by consumers, it was possible to conclude that the brands that use In-game Marketing, in the EA Sports FC series, are increasingly remembered by players. With the specific objectives of the study, which include debating the future of In-game Marketing, the importance of brands for consumers and the ways of transition between the real and the virtual, being achieved, it evidences the relevance of this strategy for the user experience.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26703
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