Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/26707
Type: masterThesis
Title: O diálogo formativo na interação em educação a distância
Author(s): Ferreira, Letícia de Carvalho
Advisor: Medeiros, Marilú Fontoura de
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Issue Date: 2004
Keywords: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - BRASIL
PROFESSORES E ALUNOS
INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO - BRASIL
TECNOLOGIA EDUCACIONAL - BRASIL
APRENDIZAGEM
Abstract: Este trabalho visa a analisar a relação aluno e professor, via Educação a Distância, EAD. Parte-se do pressuposto que o objetivo da EAD é o de evitar uma relação fria e indireta entre professor e aluno, buscando, uma relação que envolve processos complexos como comprometimento, reflexão, questionamento crítico, busca de ca­minhos e de respostas próprias, construção, elaboração, posicionamentos pessoais e uma dose de emoção de ambos os lados. Constituem a problemática visada nesse trabalho, detectar como se estabelece essa relação docente e discente e o que a ca­racteriza. Como objetivos, temos: fidentificar se a relação aluno e pràfessor contribui para a aprendizagem na modalidade de educação a distância e identificar fatores que favoreçam a relação entre professor e aluno, trabalhando, dessa forma, com a dimensão de diálogo formativo. Este estudo teve como cenário um Curso de Especi­alização em Tecnologias da Informação e da Comunicação em Educação desenha­ do na modalidade de EAD em uma Universidade do Sul do País e chegou a resulta­ dos que apontam para presença e necessidade da relação professor e aluno em uma dimensão de participação, cooperação e comprometimento. O processo de me­ta cognição, que é uma aprendizagem transformadora que se dá a partir do resultado da participação do aluno no curso on-line e que transcorre do processo de auto­ reflexão também ocorrem em vários níveis durante o andamento do mesmo, assim como foi enfatizada na pesquisa. Ressalta-se, também, a importância do ambiente de aprendizagem, da equipe de trabalho e das ferramentas utilizadas para que ocor­ra O diálogo formativo.
This task seek an analisys a relation between pupil and teacher, by Distance Education. Start of presuppose that the objective of EAD is the aroid a indirect and cold relation between teacher and pupil, looking for, a relation that involve complex process as exposure, reflection, criticai question, search ways and sarne answers, construction, elaboration, personal positioning and a dose of emotion both sides. How establish this theaching and learning relation and which characterize are the focus sought in this task. We're havink as objective: identify if teacher and pupil relation, distribute for the learning in distance education modality and identify aspects which favor between teacher and pupil relation, working, in this form, with dimention of formative dialogue. This study had as scene a Specialization in Technologies lnformation of Comunication in Education Course and arrived results which point for condition of teacher and pupil relation in a dimension of participation, cooperation and exposure. Happening a metacognition that is a transform learning which gives from results of participation pupil on on-line course, which elapse of autoreflection process which happen on many leveis during the even progress. lt is standed out, also, the importance of the environment of learning, the team of work and the used toais so that the formative dialogue occurs.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26707
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000508972-Texto+completo-0.pdfTexto completo6,04 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.