Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/26710
Tipo: Monografia
Título: Criança como produto: uma reflexão sobre a publicidade infantil da atualidade
Autor(es): Braga, Enzo Albornoz
Orientador: Carvalho, Cristiane Mafacioli
Fecha de Publicación: 2024
Palabras clave: COMUNICAÇÃO
PUBLICIDADE E PROPAGANDA
PUBLICIDADE INFANTIL
CRIANÇA E CONSUMO
COMMUNICATION
ADVERTISING AND PROPAGANDA
CHILDREN'S ADVERTISING
CHILDREN AND CONSUMPTION
Resumen: A presente pesquisa tem como objetivo compreender como a publicidade está acessando o público infantil e quais efeitos ela pode gerar neste público. Neste estudo procura-se responder o seguinte problema de pesquisa: Mesmo com todas as mudanças na legislação, a publicidade dirigida ao público infantil ainda alcança seu alvo? Se sim, de que forma isso acontece e quais os aspectos éticos envolvidos? Sendo assim, será abordada a relação da criança com o consumo, como ela influencia e é influenciada, as consequências que isso traz no seu desenvolvimento e a cronologia da legislação brasileira relacionada ao tema. Para análise apresentou-se um breve histórico dos dois canais Lucas Neto e Cartoon Network, a fim de estabelecer um comparativo entre dois meios midiáticos distintos (Youtube e televisão) em que a criança consome entretenimento, sendo decupados e analisados três vídeos/comerciais de cada canal. Após a análise, observou-se que a televisão mudou totalmente o seu formato comparado há 10 anos. Essa mudança está diretamente relacionada à integração das novas legislações e à aceleração e à velocidade com que as informações são transmitidas atualmente, junto com a diminuição do tempo de atenção das crianças em uma única tela sem se dispersarem com outras distrações. Já o Youtube, conseguiu se inserir em um contexto onde as legislações não são tão complexas em comparação ao meio televisivo, conquistando extrema relevância entre o público infantil, conseguindo com facilidade criar afeto e confiança por meio dos criadores de conteúdo, fazendo com que as marcas se insiram facilmente nesse formato de mídia. Portanto, a publicidade infantil segue profundamente integrada à vida cotidiana das crianças, moldando suas percepções e desejos de maneira duradoura.
This research aims to understand how advertising is reaching children and what effects it can have on this audience. This study seeks to answer the following research problem: Even with all the changes in legislation, does advertising aimed at children still reach its target? If so, how does this happen and what are the ethical aspects involved? Therefore, the child's relationship with consumption will be addressed, how they influence and are influenced, the consequences this has on their development and the chronology of Brazilian legislation related to the topic. For analysis, a brief history of the two channels Lucas Neto and Cartoon Network was presented, in order to make a comparison between two different media outlets (Youtube and television) in which children consume entertainment, with three videos/commercials of each being cut out and analyzed. After the analysis it was observed that television has completely changed its format compared to 10 years ago. This change is directly related to the integration of new legislation and the acceleration and speed at which information is currently transmitted, along with the reduction in children's attention span on a single screen without being dispersed with other distractions. Youtube, on the other hand, managed to insert itself in a context where legislation is not as complex compared to television, gaining extreme relevance among children, easily managing to create affection and trust through content creators, making brands were easily included in this media format. Therefore, children's advertising remains deeply integrated into children's everyday lives, shaping their perceptions and desires in a lasting way.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26710
Aparece en las colecciones:TCC Publicidade e Propaganda

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