Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/26711
Tipo: Monografia
Título: A influência da música e as estratégias de music branding na campanha Melissa POP Be Extra&Ordinary
Autor(es): Faria, Felippe Barcellos de Castro
Orientador: Padilha, Thiago Pereira
Fecha de Publicación: 2024
Palabras clave: MÚSICA
MUSIC BRANDING
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
MELISSA
MUSIC
CONSUMER BEHAVIOR
Resumen: A presente monografia tem como intenção a busca pelo entendimento da importância e impacto da música e do Music Branding em um contexto publicitário, seja em um ambiente de ponto de venda ou inserido em uma campanha de publicidade. Com o estudo de caso da ação promovida pela Bananas Music para a Melissa, o estudo buscou identificar estratégias utilizadas pela agência ao formatar e confeccionar playlists de música para a campanha Melissa POP Be Extra&Ordinary, campanha que busca repaginar e revitalizar os modelos clássicos da empresa que fizeram sucesso durante os mais de quarenta anos de funcionamento da marca. Os temas base da presente monografia se classificam pelo entendimento breve da história do varejo e a sensorialidade humana, utilizando como referencial teórico os autores Underhill (2009), Las Casas (2000), Blackwell (2005) e Parente (2000). Logo após, a definição de som e melodia além de conceitos de Music Branding, com base em Lazzarini(1998), Guerra (2013) e Gopal (2010). O estudo possui caráter exploratório e teórico, utilizando de pesquisas bibliográficas e Análise de Conteúdo, que serviram de base para a investigação das estratégias utilizadas pela agência de Music Branding Bananas Music na concretização das playlists para a Melissa. O presente estudo identificou que a base do trabalho realizado pela agência recorreu a aspectos e características da marca, utilizando cada produto como uma persona ou cliente da empresa que possui gostos e ritmos musicais distintos.
The present study aims to seek to understand the importance and impact of music and Music Branding in an advertising context, whether in a point-of-sale environment or as part of an advertising campaign. With the case study of the action promoted by Bananas Music for Melissa, the study sought to identify strategies used by the agency when formatting and creating music playlists for the Melissa POP Be Extra&Ordinary campaign, a campaign that seeks to revamp and revitalize the company's classic models that were successful during the brand's more than forty years of operation. The basic themes of this study are classified by a brief understanding of the history of retail and human sensoriality, using the authors Underhill (2009), Las Casas (2000), Blackwell (2005) and Parente (2000) as theoretical references. Soon after, the definition of sound and melody in addition to Music Branding concepts, based on Lazzarini (1998), Guerra (2013) and Gopal (2010). The study has an exploratory and theoretical character, using bibliographical research and Content Analysis, which served as the basis for investigating the strategies used by the Music Branding agency Bananas Music in creating playlists for Melissa. The present study identified that the basis of the work carried out by the agency used aspects and characteristics of the brand, using each product as a persona or customer of the company who has different tastes and musical rhythms.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26711
Aparece en las colecciones:TCC Publicidade e Propaganda

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2024_1_FELIPPE_BARCELLOS_DE_CASTRO_FARIA_TCC.pdfTexto completo13,88 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.