Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/26733
Tipo: doctoralThesis
Título: Quando as jornalistas assumem o protagonismo: memória do gênero biográfico brasileiro pela ótica feminina (1990-2020)
Autor(es): Adam, Felipe
Orientador: Hohlfeldt, Antônio
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Data de Publicação: 2024
Palavras-chave: MULHERES NA COMUNICAÇÃO
JORNALISMO - HISTÓRIA
JORNALISMO
COMUNICAÇÃO SOCIAL
Resumo: Esta tese de doutoramento se propõe a investigar a contribuição das mulheres jornalistas brasileiras, enquanto autoras de biografias, no período de 1990 a 2020. O objetivo geral da presente pesquisa foi identificar a produção biográfica de mulheres jornalistas para a história do Jornalismo brasileiro, com intenções específicas de apresentar a evolução do mercado editorial biográfico no Brasil; elaborar um mapa dos protagonistas biografados durante o período selecionado e, principalmente, discutir a presença das mulheres jornalistas enquanto biógrafas. Com o intuito de quantificar a produção biográfica no país, fez-se necessário, primeiramente, acessar o catálogo virtual das 400 editoras associadas ao Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL). Assim, a partir dos dados coletados, descobriu-se que o Grupo Editorial Record, Grupo Companhia das Letras, L&PM Editores, Globo Livros, Planeta do Brasil, Rocco, Intrínseca, Ediouro, Sextante e o Grupo Editorial Scortecci são as dez editoras que mais publicaram o gênero biográfico em um arco temporal de 30 anos. Considerada como um gênero híbrido (Dosse, 2009), a biografia reúne aspectos contextuais multidisciplinares; porém, para este trabalho, buscou-se a aproximação da biografia com o Jornalismo (Lima, 2009). Se a sociedade lembra daquilo que se permite recordar (Halbwachs, 1990), infere-se que o livro biográfico é um produto cultural que funciona como um instrumento de memória. Com o intuito de iluminar a contribuição das jornalistas biógrafas à história do Jornalismo brasileiro, apoiada em uma fundamentação teórica que congrega tanto os estudos de memória (Halbwachs, 1990; Pollak, 1992; Candau, 2019) quanto os de história das mulheres.(Perrot, 1988, 2005, 2016; Lerner, 2019, 2022), optou-se em aplicar a entrevista qualitativa, com questões semiestruturadas e abordagem em profundidade (Duarte, 2008) a 15 mulheres jornalistas brasileiras autoras de biografias (1990-2020), dentre um total de 23 encontradas no levantamento e que tiveram condições de tempo e disponibilidade para atender ao convite. São elas, em ordem alfabética: Adriana Negreiros, Alicia Klein, Clarisse Meireles, Consuelo Dieguez, Cristiane Correa, Daniela Arbex, Evanize Sydow, Janaína Marquesini, Karla Monteiro, Leneide Duarte-Plon, Luana Costa, Luciana Hidalgo, Maria Dolores Duarte, Raquel Munhoz e Regina Echeverria. O questionário, sustentado a partir de três eixos de perguntas - aspectos biográficos, ambiente jornalístico e vivência autoral - revelou nuances relativas à trajetória profissional dessas mulheres. Todas elas são jornalistas diplomadas oriundas do Sudeste brasileiro e tiveram o primeiro contato com a leitura ainda meninas. Das 15 entrevistadas, oito mencionaram O anjo pornográfico: A vida de Nelson Rodrigues (Castro, 1992) e Chatô: O rei do Brasil (Morais, 1994) como fontes de inspiração para biografias, além de terem desenvolvido experiência na produção de reportagens e perfis em publicações impressas - pelo menos dez delas trabalharam no Jornal do Brasil ou em periódicos da editora Abril -, um requisito essencial para a confecção de uma biografia.
This doctoral thesis aims to investigate the contribution of Brazilian women journalists, as authors of biographies, in the period from 1990 to 2020. The general objective of this research was to identify the biographical production of women journalists to the history of Brazilian Journalism, intending to present the evolution of the biographical publishing market in Brazil; draw up a map of the protagonists biographed during the selected period and, mainly, discuss the presence of women journalists as biographers. In order to quantify biographical production in the country, it was necessary, first, to access the virtual catalog of the 400 publishers associated with the Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL). In this way, from the data collected, it was discovered that Grupo Editorial Record, Grupo Companhia das Letras, L&PM Editores, Globo Livros, Planeta do Brasil, Rocco, Intrínseca, Ediouro, Sextante and Grupo Editorial Scortecci are the ten publishers that most published the biographical genre over a 30-year time span. Considered as a hybrid genre (Dosse, 2009), biography brings together multidisciplinary contextual aspects; however, for this work, we aimed to bring biography and Journalism closer together (Lima, 2009). If society remembers what it allows itself to remember (Halbwachs, 1990), the conclusion is that the biographical book is a cultural product that functions as an instrument of memory. With the aim of illuminating the contribution of biographical journalists to the history of Brazilian Journalism, supported by a theoretical foundation that brings together both memory studies (Halbwachs, 1990; Pollak, 1992; Candau, 2019) and women's history (Perrot, 1988, 2005, 2016; Lerner, 2019, 2022), we chose to apply the qualitative interview, with semi-structured questions and an in-depth approach (Duarte, 2008).to 15 Brazilian women journalists that are author of biographies (1990-2020), among a total of 23 found in the survey and who had the time and availability to respond to the invitation. They are, in alphabetical order: Adriana Negreiros, Alicia Klein, Clarisse Meireles, Consuelo Dieguez, Cristiane Correa, Daniela Arbex, Evanize Sydow, Janaína Marquesini, Karla Monteiro, Leneide Duarte-Plon, Luana Costa, Luciana Hidalgo, Maria Dolores Duarte, Raquel Munhoz and Regina Echeverria. The questionnaire, based on three axes of questions - biographical aspects, journalistic environment and authorial experience - revealed nuances relating to the professional trajectory of these women. All of them are graduated journalists from Southeastern Brazil and had their first contact with reading as children. Between the 15 interviewed, eight mentioned O anjo pornográfico: A vida de Nelson Rodrigues (Castro, 1992) and Chatô: O rei do Brasil (Morais, 1994) as sources of inspiration for biographies, in addition to having developed experience in producing reports and profiles in printed publications - at least ten of them worked at Jornal do Brasil or in periodicals published by Abril publisher -, an essential requirement for writing a biography.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26733
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