Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/26740
Tipo: doctoralThesis
Título: As escrevivências didático-metodológicas no trato das relações étnico-raciais: percursos para uma pedagogia das diferenças
Autor(es): Santos, Adriana Conceição Santos dos
Orientador: Eggert, Edla
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Data de Publicação: 2024
Palavras-chave: PEDAGOGIA CRÍTICA
PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL
RACISMO
EDUCAÇÃO
Resumo: Essa tese trata de questões que permeiam a dimensão didático-metodológica da educação das relações étnico-raciais por meio da análise de escrevivências das práticas de docentes antirracistas em sua luta constante e diária contra o racismo e a discriminação racial no Brasil. As políticas de educação para as relações étnico-raciais, em especial ao povo afro-brasileiro, objetivam desconstruir conflitos étnico-raciais sobre sentimentos apreendidos de inferioridade da população negra frente à superioridade de quem é branco, e promover a igualdade de oportunidades, contribuindo para extinguir desigualdades raciais que geram exclusões educacionais. A metodologia de pesquisa de campo foi por meio de entrevista onde professoras foram convidadas a produzir suas escrevivências contando as singularidades da constituição de serem docentes antirracistas na Rede Municipal de Educação de Porto Alegre. Como resultados foi aprofundado o conceito de escrevivência, de Conceição Evaristo (2017; 2020), como uma proposta teórico-metodológica que propiciou a (auto)escuta de experiências didático-metodológicas que, uma vez narradas e analisadas possibilitaram vislumbrar um reposicionamento conceitual produtor do que foi denominado por “pedagogia das diferenças”.
This thesis project deals with an investigation about the issues that permeate the didactic-methodological dimension of the education of ethnic-racial relations through the analysis of writings of the practices of anti-racist teachers in their constant and daily struggle against racism and racial discrimination in Brazil. Education policies for ethnic-racial relations, especially Afro-Brazilians, aim to deconstruct feelings seized from inferiority and superiority among different ethnic groups and promote equal opportunities, contributing to extinguish racial inequalities that generate educational inequalities, among both existing policies and already implemented, alone are not realizing this deconstruction. The research methodology will have elements of the in-depth interview that will invite the participants to produce their writings counting the singularities of the constitution of being anti-racist teachers. As a result, the concept of writing, by Conceição Evaristo (2017, 2020), was deepened as a theoretical-methodological proposal that enabled (self)listening to didactic-methodological experiences that, once narrated and analyzed, made it possible to glimpse a conceptual repositioning the which was called “pedagogy of differences”.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26740
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000509028-Texto+completo-0.pdfTexto completo5,19 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.