Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/26764
Título: Uso de IA generativa no apoio à aprendizagem de programação
Autor(es): Bem, Rafael Almeida de
Data de Publicação: 2024
Palavras-chave: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA
APRENDIZADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
GRANDES MODELOS DE LINGUAGEM
TRANSFORMERS
RETRIEVALAUGMENTED GENERATION
RESPOSTAS SENSÍVEIS AO CONTEXTO
Resumo: Avanços recentes em inteligência artificial (IA) têm transformado sua aplicação de uma exploração teórica para implementação prática, criando novas oportunidades e desafios em ambientes de aprendizagem. Este trabalho de conclusão de curso, realizado na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, explora como a IA generativa pode aprimorar experiências de aprendizagem na disciplina de Fundamentos da Programação. O sistema desenvolvido utiliza grandes modelos de linguagem e emprega conceitos-chave como transformers, zero-shot prompting e retrieval-augmented generation para fornecer assistência personalizada aos estudantes, gerando respostas relevantes e sensíveis ao contexto. Os resultados destacam tanto os benefícios quanto as limitações da IA generativa em âmbitos de aprendizagem.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26764
Aparece nas Coleções:TCC Ciência da Computação

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_1_RAFAEL_ALMEIDA_DE_BEM_TCC.pdfTexto completo1,2 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.