Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/2679
Type: masterThesis
Title: Sucesso escolar na rede municipal de Porto Alegre/RS: fatores e possibilidades
Author(s): Chiappa, Rosemar Ramos
Advisor: Bastos, Maria Helena Câmara
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Issue Date: 2010
Keywords: EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO - QUALIDADE
ENSINO PÚBLICO - PORTO ALEGRE
DESEMPENHO ESCOLAR
EDUCAÇÃO - AVALIAÇÃO
Abstract: O presente estudo analisa as escolas municipais de Porto Alegre / RS, buscando situações de sucesso escolar na rede municipal. A pesquisa partiu de uma análise do Índice de Educação Básica das escolas e dos seus resultados na Prova Brasil 2005 e 2007. Este levantamento tem como objetivo verificar se haveria indícios de progresso na aprendizagem da Rede evidenciado pelo aumento do Ideb e dos resultados da Prova Brasil. A partir deste levantamento, duas escolas foram selecionadas para serem pesquisadas: escolas que estivessem aumentando o seu Ideb e os seus resultados na Prova Brasil e que estivessem, preferencialmente, diminuindo o seu índice de distorção idade-série. A partir dessa seleção, a pesquisa adota uma abordagem qualitativa, empregando entrevista semi-estruturada para coleta de dados. O estudo busca identificar que fatores estariam contribuindo para que estas escolas estivessem melhorando seus resultados na avaliação externa. Os dados coletados nas entrevistas foram analisados através da técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (2009). A revisão bibliográfica ocupou-se, principalmente, da produção nacional sobre qualidade da educação e fracasso escolar.Também é feita uma reflexão sobre o papel da escola pública na sociedade à luz dos estudos de Bourdieu. Esta pesquisa insere-se na convicção de que é possível escola pública de qualidade em classes populares, desde que estes ambientes educativos mantenham o foco do seu trabalho no aluno e na sua aprendizagem e não assentem sua prática sobre um ideal de aluno esperando valores, comportamentos e prérequisitos aproximados do arbitrário cultural dominante na sociedade, arbitrário este que pode ser muito distanciado do habitus cultural do sujeito morador das periferias dos grandes centros urbanos. Uma das conclusões deste estudo é a estreita relação entre a visão positiva que o ambiente escolar tem sobre seus alunos e o seu sucesso na instituição. Em escolas de periferia que atendem sujeitos em situações desfavoráveis de existência há que se ter um olhar de possibilidades sobre a capacidade de aprender destes sujeitos.
The present study analyzes the Municipal School System of Porto Alegre, RS, searching for situations of school success within the system. The research started analyzing both the results of “Basic Education Index” (Ideb) in schools and the “Brazilian National Examination” of 2005 and 2007. This survey has as its primary goal to verify if there were any signs of progress in the learning process at the Municipal School System shown by the raise of the Ideb and the results of the “Brazilian National Examination”. From this survey two schools were selected to be researched: schools that had raised their Ideb and the results on the Brazilian National Examination and those that had preferably reduced the distortion between age and school year. From this selection on, the research adopts a qualitative approach, employing a semi-structured interview for data collection. The study intends to identify which factors were contributing to the improvement of the school external evaluation results. The data collected in the interviews were analyzed through a technique of analysis of contents proposed by Bardin (2009). The bibliography revision has mainly been engaged on the national production about the quality in education and school failure.It also makes a reflection on the role of public schools in society through the studies of Bourdieu. This research is convinced that it is possible to have public schools of good quality for underprivileged classes, provided that these learning environments be centered on the students necessities and in their learning and in doing so do not lay their praxis over an ideal student expecting values, behaviors and pre-requirements to be approximate to the cultural arbitrary values found in society, arbitrary because it can be very far from the cultural habitus of the people living in the suburbs of big urban centers. One of the conclusions of this study is that there is a narrow relation between the positive view the school environment has over the students and their success in the institution. Schools in the suburbs that receive people from unfavorable life situations need to give a special look on the learning possibilities of these subjects.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2679
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000422043-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo580,44 kBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.