Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/26812
Tipo: masterThesis
Título: A iconologia na representação de São Benedito em acervo de museu
Autor(es): Violin, Caio Felipe Gomes
Orientador: Hüttner, Edison
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Data de Publicação: 2024
Palavras-chave: BENEDITO, SÃO - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
IMAGENS E ÍDOLOS - ADORAÇÃO
MUSEUS
Resumo: Esta dissertação de mestrado investiga a representação de São Benedito, explorando a interseção entre a iconologia e a história cultural. O estudo examina a construção imagética do santo, a partir das teorias de Erwin Panofsky e Roger Chartier, para entender como essas representações se relacionam com a identidade cultural afro-brasileira e o papel do santo na devoção popular. O trabalho está estruturado em três capítulos principais. O primeiro capítulo aborda a teoria da iconologia, detalhando os princípios e métodos desenvolvidos por Panofsky, e como esses métodos podem ser aplicados para interpretar as imagens de São Benedito. O segundo capítulo foca na gênese do santo e na construção de sua imagem, analisando o processo de canonização e a presença do negro na iconografia, com base em obras de artistas como Jean-Baptiste Debret e Johann Moritz Rugendas. O terceiro capítulo apresenta o acervo iconográfico de São Benedito no Museu Afro Brasil, aplicando a análise crítica do método iconológico para entender a origem e o propósito das peças. A pesquisa responderá à questão de como a relação de poder influencia a iconografia de São Benedito e como as práticas culturais moldam a representação do santo. A metodologia adotada combina a história cultural com a iconologia, permitindo uma análise aprofundada das imagens e de seu impacto na construção da identidade cultural afro-brasileira. Este estudo contribui para a compreensão da importância de São Benedito nas práticas devocionais e culturais no Brasil, celebrando os 500 anos do nascimento do santo e oferecendo uma visão enriquecedora sobre a relação entre história e iconografia.
This master's dissertation investigates the representation of Saint Benedict, exploring the intersection between iconology and cultural history. The study examines the imagery of the saint using the theories of Erwin Panofsky and Roger Chartier to understand how these representations relate to Afro-Brazilian cultural identity and the saint's role in popular devotion. The work is structured into three main chapters. The first chapter addresses iconology theory, detailing the principles and methods developed by Panofsky, and how these methods can be applied to interpret images of Saint Benedict. The second chapter focuses on the genesis of the saint and the construction of his image, analyzing the canonization process and the presence of Black figures in iconography, based on works by artists such as Jean-Baptiste Debret and Johann Moritz Rugendas. The third chapter presents the iconographic collection of Saint Benedict at the Afro-Brazil Museum, applying a critical analysis of the iconological method to understand the origin and purpose of the pieces. The research aims to answer how power relations influence the iconography of Saint Benedict and how cultural practices shape the saint's representation. The adopted methodology combines cultural history with iconology, allowing for a deep analysis of the images and their impact on the construction of Afro-Brazilian cultural identity. This study contributes to understanding the importance of Saint Benedict in devotional and cultural practices in Brazil, celebrating the 500th anniversary of the saint's birth and offering an enriching perspective on the relationship between history and iconography.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26812
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