Abstract: | A educação financeira (EF) é uma área relativamente nova no contexto escolar, podendo-se destacar a sua inclusão pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos Temas Contemporâneos e Transversais (TCTs) no ano de 2018, devendo ser incorporado aos currículos de toda a educação básica, buscando uma formação integral dos educandos. Nesse escopo, a pesquisa objetivou investigar a educação financeira escolar (EFE), partindo da forma que a BNCC apresenta a EF, assim como as perspectivas de professores dos anos iniciais do ensino fundamental, que trabalham em diferentes contextos, sobre a EF em sala de aula. Para tanto, foi realizado um estudo exploratório de abordagem qualitativa, utilizando como técnica a análise documental e entrevistas semiestruturada com três professoras dos anos iniciais do ensino fundamental de redes pública e privada. Os resultados demonstram que o fato de a EF ser contemplada como TCT mencionada pela BNCC não alterou os currículos e as formas de abordagem em sala de aula, porém, há diferentes pontos considerados pelos professores de acordo com o seu contexto escolar. Financial education (EF) is a relatively new area in the school contexto, highlighting its inclusion by the National Curricular Common Base (BNCC) as one of the Contemporary and Transversal Themes (TCTs) in the year 2018, it has to be incorporated into the curricula of all basic education, aiming to comprehensive formation of students. In this scope, the research aimed to investigate the school financial education (EFE), starting from the form that the BNCC presents the EF, as well as the perspectives of teachers from the initials years of elementary school, who work in different contexts, about the PE in the classroom. Therefore, an exploratory study with a qualitative approach was performed, using document analysis and semistructured interviews as a technique with three teachers from the initials years of elementary school in public and private schools. The results demonstrate that the fact that PE is contemplated as a TCT mentioned by the BNCC did not change the curricula and forms of approach in the classroom, however, there are different points considered by teachers according to their school context. |