Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/26956
Tipo: doctoralThesis
Título: A revolução poética de Dyonelio Machado
Autor(es): Dornelles, Jonas Kunzler Moreira
Orientador: Kohlrausch, Regina
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Data de Publicação: 2024
Palavras-chave: LITERATURA BRASILEIRA
LITERATURA COMPARADA
ESCRITA CRIATIVA
Resumo: O presente trabalho propõe uma análise comparativista do conjunto da produção ficcional de Dyonelio Machado, relacionando quinze livros de ficção com seus três livros ensaísticos. A interpretação é desenvolvida por via de uma hermenêutica social, que identifica as contradições simbólicas e silenciamentos do texto, assim como a historicidade de suas características formais. Nesse percurso apresentamos as moradias dos protagonistas, a vida social e a imprensa, assim como o universo político. Destacamos a importância da concepção da cidade antiga, para caracterizar as esferas privadas, sociais e públicas, no universo romanesco dyoneliano. Ressalta-se a importância do centro da cidade como cenário para as tragédias políticas que são apresentadas em seus enredos. Sobre esse palco público reconhecemos o modo como seus protagonistas são martirizados por diversas formas de violência imperialista, algo que sugere sua caracterizarização como bodes expiatórios.Teremos personagens que chegam ao final do enredo sofrendo de maneira solitária, enquanto outros obtém sucessos incertos marcados por tragédias pessoais. No entanto, há um conjunto de personagens encontra um destino bem-sucedido, após sua tragédia pessoal. Considerando esses protagonistas, podemos analisar sua especificidade, como o papel das comunidades de militantes e intelectuais humanistas, advogados, médicos e jornalistas, com os quais deliberam por via de apreciações dialéticas. Além disso, são equilibrados e abnegados, cultivando uma forma de mediania clássica que os permite tratar seu sofrimento. Mas é no uso da ironia que encontramos o principal elemento que os ajuda a lidar com a tragédia pessoal, sendo que todos essas personagens invertem o destino trágico de sua existência, por via da literatura.Assim, nesse último conjunto de personagens, podemos apontar um horizonte utópico na textualidade dyoneliana, que revela um desejo coletivo em seu inconsciente político. Por via desse percurso, indicamos assim como a produção textual de Dyonelio Machado contribui no avanço de revolução poética, que se multiplica a cada novo contexto de leitura.
The present doctoral thesis proposes a comparative analysis of Dyonelio Machado's fictional work, relating fifteen fiction books to his three essay books. The interpretation is developed through social hermeneutics, which identifies the symbolic contradictions and silences of the text, as well as the historicity of its formal characteristics. We present the protagonists' houses, social circles and the role of the press, as well as the political universe. We highlight the importance of the conception of the ancient city, to characterize the private, social and public spheres, in this Dyonelian romanesque universe. The relevance of the center of the city in the texts is meaningful, being a place that serves as a setting for the political tragedies presented in the literary plots. On this public stage, we recognize the way in which the protagonists are martyred by various forms of imperialist violence, which suggests their characterization as scapegoats. The textuality has characters who reach the end of the plot suffering in a lonely way, while others achieve uncertain successes marked by personal tragedies. However, there is a set of characters who meet success after personal tragedy.Considering these protagonists, we can analyze their specificity, such as the role of the communities of humanist activists and intellectuals, lawyers, doctors and journalists, with whom they deliberate through dialectical assessments. Furthermore, they are balanced and selfless, cultivating a form of philosophical meditation that allows them to deal with suffering. But it is in the use of irony that we find the main element that helps them deal with personal tragedy, given that all these characters reverse the tragic destiny of their existence through literature. Through this reading path, we thus indicate how Dyonelio Machado's textual production contributes to a process of poetic revolution in each new reading context.
El presente trabajo propone un análisis comparativo de toda la producción ficcional de Dyonelio Machado, relacionando quince libros de ficción con sus tres libros de ensayo. La interpretación se desarrolla a través de una hermenéutica social, que identifica las contradicciones simbólicas y el silenciamiento del texto, así como la historicidad de sus características formales. En el proceso, presentamos las viviendas de los protagonistas, la vida social y la prensa, así como el universo político. Destacamos la importancia de la concepción de la ciudad antigua para caracterizar las esferas privada, social y pública en el universo novelístico dyoneliano. Resaltamos la relevancia del centro de la ciudad como escenario de las tragedias políticas presentadas en sus tramas. En este escenario público, reconocemos la forma como sus protagonistas son martirizados por medio de diversas formas de violencia imperialista, algo que sugiere su caracterización como chivos expiatorios. Tendremos personajes que llegan al final de la trama sufriendo de forma solitaria, mientras otros logran éxitos inciertos marcados por tragedias personales. Sin embargo, hay un conjunto de personajes que encuentran un destino exitoso tras la tragedia personal. Considerando estos protagonistas, podemos analizar su especificidad, como el papel de las comunidades de activistas e intelectuales humanistas, abogados, médicos y periodistas, con quienes deliberan por medio de apreciaciones dialécticas. Además, son equilibrados, abnegados, y cultivan una forma de medianía clásica que les permite afrontar el sufrimiento. Pero es en el uso de la ironía donde encontramos el elemento principal que les ayuda a afrontar su tragedia personal, de modo que todos estos personajes revierten el destino trágico de su existencia a través de la literatura. Así, en este último conjunto de personajes, podemos señalar un horizonte utópico de la textualidad dyoneliana, que revela un deseo colectivo en su inconsciente político. Por este camino, indicamos cómo la producción textual de Dyonelio Machado contribuye al avance de una revolución poética, que se multiplica en cada nuevo contexto de lectura.
Die vorliegende Doktorarbeit schlägt eine vergleichende Analyse des fiktionalen Werks von Dyonelio Machado vor und setzt dabei fünfzehn fiktionale Bücher mit seinen drei Essaybänden in Beziehung. Die Interpretation erfolgt durch soziale Hermeneutik, die die symbolischen Widersprüche und das Schweigen des Textes sowie die Historizität seiner formalen Merkmale identifiziert. Die Studie diskutiert die Wohnumgebung der Protagonisten in Machados Romanen, ihre sozialen Milieus, die Rolle der Presse sowie allgemeiner das politische Universum, in dem sie sich bewegen. Zur Charakterisierung der privaten, sozialen und öffentlichen Bereiche in diesem dyonelianischen Universum wird das Konzept der antiken Stadt hervorgehoben. Das Stadtzentrum in den Texten ist bedeutsam, da es sich in allen Fällen um einen Ort handelt, der als Schauplatz für die in den literarischen Handlungen dargestellten politischen Tragödien dient. Auf dieser öffentlichen Bühne wird erkannt, wie die Protagonisten durch verschiedene Formen imperialistischer Gewalt gemartert werden, was ihre Charakterisierung als Sündenböcke nahelegt. In den Romantexten trifft man Charaktere, die das Ende der Handlung einsam leidend erreichen, während andere unsichere Erfolge erzielen, die von persönlichen Tragödien geprägt sind. Es gibt jedoch eine Reihe von Figuren, die nach ihrer persönlichen Tragödie ein erfolgreiches Leben führen. Diese Protagonisten zeichnet aus, dass sie im Austausch mit anderen stehen, Teil einer Gemeinschaft von humanistischen Aktivisten werden. Sie finden zu einer ausgeglichenen Selbstlosigkeit durch die philosophische Reflexion auf ihr Leiden. Das wichtigste Mittel ist jedoch die Ironie: alle Figuren in Machados Roman kehren das tragische Schicksal ihrer Existenz durch die Literatur um. Die Studie zeigt, wie Machados Texte auf vielen Ebenen zu einem Prozess der poetischen Revolution beitragen.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26956
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