Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/26965
Tipo: masterThesis
Título: Intervenções computadorizadas, resolução de problemas e imaginação: implicações no desenvolvimento de habilidades matemáticas de estudantes com discalculia do desenvolvimento
Autor(es): Silva, Yasmin Mascarenhas da
Orientador: Lara, Isabel Cristina Machado de
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Fecha de Publicación: 2024
Palabras clave: PSICOLOGIA EDUCACIONAL
DISCALCULIA
MATEMÁTICA - ENSINO
APRENDIZAGEM - DIFICULDADES
EDUCAÇÃO
Resumen: Esta pesquisa tem como objetivo compreender como intervenções computadorizadas articuladas à relação entre a resolução de problemas e a imaginação, implicam o desenvolvimento de habilidades matemáticas de estudantes com Discalculia do Desenvolvimento. Propôs-se, portanto, responder a seguinte questão de pesquisa: De que modo intervenções computadorizadas, articuladas à relação entre a resolução de problemas e a imaginação, implicam o desenvolvimento de habilidades matemáticas de estudantes com Discalculia do Desenvolvimento? Caracteriza-se como um estudo experimental de caso único, por meio do qual cada estudante foi analisado e avaliado individualmente antes, durante e após as intervenções. Participaram da pesquisa seis estudantes com laudo conclusivo de Discalculia, dos quais cinco cursam o Ensino Fundamental e um cursa o Ensino Médio. A pesquisa foi realizada em três etapas, tendo como linha de base a ABA. Na linha de base (A), foi realizada a avaliação pré-intervenções por meio dos seguintes instrumentos de coleta de dados: anamnese com o responsável; Tarefa de Transcodificação Numérica (Gomides; Silva; Moura; Salles; Haase, 2021); Teste de Conhecimento Numérico (Okamoto; Case, 1996); Subteste de Aritmética (Stein; Giacomoni; Fonseca, 2019); e, Teste Piloto de Problemas Convencionais. Na linha de base (B), foram realizadas duas intervenções com os estudantes. Iniciou-se com a intervenção computadorizada utilizando o software Calcularis®, com sessões individuais. Em seguida, foi aplicada a intervenção com a resolução de problemas não convencionais e o uso da imaginação.Na linha de base (A), foi realizada a avaliação pós-intervenções, utilizando os mesmos testes descritos na primeira etapa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com o intuito de descrever as performances individuais e comparar o desempenho dos estudantes, pré e pós-intervenções. Os desempenhos dos estudantes foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva, com base em Moraes e Galiazzi (2016). A partir da análise qualitativa dos resultados, na avaliação após as intervenções, verifica-se que cada um dos estudantes manteve ou potencializou suas habilidades matemáticas relacionadas a diferentes domínios matemáticos abordados nas intervenções. Tais resultados evidenciam que o Calcularis® pode contribuir para que estudantes que possuem DD potencializem suas habilidades relacionadas ao processamento numérico, adição e subtração, multiplicação e divisão. Além disso, por meio da intervenção com problemas não convencionais com o uso da imaginação, foi possível evidenciar que os estudantes participantes realizaram a resolução de problemas de modo mais prazeroso e eficiente. Evidenciou-se em todos um crescimento considerável: em sua autonomia e autoconfiança; na facilidade para estabelecer sua própria comunicação matemática; na capacidade para desenvolver estratégias coerentes com a lógica e com os procedimentos mais apropriados para solucionar o problema proposto; na conexão com os conceitos e procedimentos matemáticos em estudo. Adicionado a isso, expressaram uma compreensão mais ampla e vinculada ao repertório cultural e ao imaginário de cada participante.
This study aims to understand how computerized interventions linked to the relationship between problem solving and imagination affect the development of mathematical skills in students with Developmental Dyscalculia. We therefore set out to answer the following research question: How do computerized interventions, linked to the relationship between problem solving and imagination, affect the development of mathematical skills in students with Developmental Dyscalculia? It is characterized as a single-case experimental study in which each student was analyzed and evaluated individually before, during and after the interventions. Six students with a conclusive Dyscalculia report took part in the study, five of whom were in elementary school and one in secondary school. The research was conducted in three stages, using ABA as a baseline. In the baseline (A), the pre-intervention evaluation was carried out using the following data collection instruments: anamnesis with the person responsible; Numerical Transcoding Task (Gomides; Silva; Moura; Salles; Haase, 2021); Numerical Knowledge Test (Okamoto; Case, 1996); Arithmetic Subtest (Stein; Giacomoni; Fonseca, 2019); and Pilot Test of Conventional Problems. In the baseline (B), two interventions were carried out with the students. It began with the computerized intervention using the Calcularis® software, with individual sessions.This was followed by an intervention using non-conventional problem solving and the use of imagination. In the baseline (A), a postintervention evaluation was carried out using the same tests described in the first stage. This is a qualitative study aimed at describing individual performances and comparing student performance before and after the interventions. The students' performances were analyzed through Discursive Textual Analysis, based on Moraes and Galiazzi (2016). Based on the qualitative analysis of the results, the post-intervention evaluation showed that each of the students maintained or enhanced their mathematical skills related to the different mathematical domains addressed in the interventions. These results show that Calcularis® can help students domains addressed in the interventions. These results show that Calcularis® can help students with LD to improve their skills in numerical processing, addition and subtraction, multiplication and division. Furthermore, through the intervention with non-conventional problems using imagination, it was possible to notice that the participating students solved problems in a more enjoyable and efficient way. They all showed considerable growth: in their autonomy and selfconfidence; in their ability to establish their own mathematical communication; in their capacity to develop strategies that are consistent with logic and the most appropriate procedures for solving the proposed problem; in their connection with the mathematical concepts and procedures under study. In addition, they expressed a broader understanding linked to each participant's cultural repertoire and imagination.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26965
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000509567-Texto+completo-0.pdfTexto completo9,61 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.